23.4 C
Piauí
25 de fevereiro de 2021
Cidades em Foco
Educação Geral Pernambuco em Foco

Redação do Enem traz ‘o estigma associado às doenças mentais’

Foto: Lucas Oliveira

Atualizada às 14h50

Neste ano, o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelou o tema às 13h53 em publicação no Twitter, minutos após os candidatos iniciarem a prova neste domingo (17).

Após o adiamento devido à pandemia de Covid-19, o primeiro dia das provas presenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será neste domingo. No Piauí, 133.786 candidatos se inscreveram e estão aptos a fazer o exame.

Os candidatos terão até às 19 horas para finalizar a primeira prova, que inclui a redação.

O professor Marcus Antonio de Sousa, professor de Linguagens com ênfase em Redação de Língua Portuguesa, conta que trabalhou o tema “saúde mental’ com os seus alunos no dia 09 de setembro de 2020.

“Nós fizemos uma saga acerca da saúde brasileira: a Covid-19, a desigualdade social e a saúde do brasileiro, a saúde mental, os desafios de inclusão das pessoas portadores de HIV e AIDS”.

Ele conta que os candidatos poderão trabalhar o tema ressaltando o bem-estar social, a aceitação das exigências do viver, como saber lidar com as emoções, principalmente no período do isolamento social durante a pandemia da Covid-19.

O professor cita também que o tema pode abordar os limites de gerir a própria vida e de saber o momento de buscar por ajuda profissional, além de trabalhar a aceitação de uma possível doença psíquica em uma sociedade que ainda vivencia o preconceito sobre a terapia.

“Ainda existe certo preconceito das pessoas em buscar por psicólogo, por exemplo; muitos ainda julgam que buscar por tratamento é ‘tratar a loucura’, sendo que hoje, na modernidade, terapia é essencial”.

Motivos para nota zero na Redação 

• fuga total ao tema;

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;

• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Com informações CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais