30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralJacobina do Piauí

Rede Municipal de Ensino de Jacobina do Piauí supera meta do IDEB projetada para 2021 e se destaca no ICMS Educacional

Cidade de Jacobina do Piauí - Foto: Cidades em Foco

A Rede Municipal de Jacobina do Piauí ganhou destaque nesta sexta-feira (17) no ICMS Educacional (Índice de Participação dos Municípios no Produto de Arrecadação Educacional). O mérito aconteceu após divulgação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o qual coloca o município entre as dez cidades com as melhores condições de desenvolvimento na área no estado do Piauí.

De acordo com os dados repassados pelo Inep, a rede de Jacobina é atualmente a 10ª colocada no ranking estadual, tendo superado a meta do IDEB projetada para 2021 (4,3), nos anos iniciais do ensino fundamental, obtendo a média de 5,6. Com relação aos anos finais, Jacobina do Piauí garantiu uma pontuação de 4,9, ultrapassando o esperado pelo Ministério da Educação de 4,1 para 2021.

A Secretária de Educação, Edilene, afirmou que a conquista é resultado da união de todas as forças: alunos, pais, professores, coordenadores, gestores e o Prefeito GD, que não mediu esforços, mas confiou e apoiou em todos os momentos. Com o ‘coração cheio de alegria’, Edilene acredita que os índices podem ser ainda melhores e se coloca como linha de frente para atingir as próximas metas e tendo “coragem para enfrentar todos os desafios que virão”.

“Tudo isso foi resultado de um trabalho em equipe. Todos, sem medir esforços, doaram-se e dedicaram-se inteiramente ao projeto de melhorar a educação e mostrar que o município tem capacidade e depende do esforço. Sabemos que temos potencial e que temos que melhorar ainda mais, para podermos manter uma educação de qualidade para nosso povo”, afirmou.

A Coordenadora Municipal do PPAIC, Maria Cleide, agradeceu a todos os envolvidos e frisou a participação do prefeito GD no apoio para garantir o desenvolvimento do projeto. Maria Cleide contou que a conquista foi pensada a longo prazo, começando em 2019. Para isso, foi feito um planejamento especifico visando as avaliações com foco em Língua portuguesa e Matemática, o que deu certo.

“De lá para cá, demos um salto tanto nos Anos Iniciais como nos anos Finais. Logo, sem dúvida, esse índice alcançado é fruto de uma equipe que tem compromisso, responsabilidade, vontade, esforço e dedicação, graças a Deus e ao engajamento de todos”, disse.

Para dar um salto nos índices, foi necessário saltar sobre as dificuldades impostas. Mesmo durante a pandemia, a rede municipal conseguiu desempenhar o papel e executar uma boa formação aos alunos, que se saíram bem nas avaliações.

“É motivo para comemorar porque sabemos das dificuldade que encontramos no dia a dia nas escolas, principalmente que essas Avaliações Externas foram feitas em período de pandemia, onde tudo era diferente. Porém, soubemos lidar com o novo e é, através de resultados como este, que vemos o crescimento e a evolução de nossa educação”, destacou.

Maria Cleide concluiu sustentando o que Edilene afirmou e garante que o trabalho terá continuidade, buscando apenas dois objetivos: “unir forças para seguirmos avançando e assim colocar o município de Jacobina do Piauí cada vez mais em evidência”.

IDEB

O IDEB é um indicador de qualidade calculado a partir da taxa de aprovação e a média de desempenho dos estudantes no 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, em uma avaliação de Língua Portuguesa e Matemática desenvolvida pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que contempla as escolas públicas e privadas de todo Brasil. A avaliação teve início em 2005 e é realizada a cada 2 anos. A Última foi realizada em 2021.

Neste ano, por meio da Lei estadual Nº 7429 DE 28/12/2020, foi criado o ICMS Educação para produção de evidências tanto para fins de divisão de recursos como reconhecimento de que a Escola desenvolve processos que promovem igualdade e equidade na aprendizagem. O ICMS Educação é válido para todos os municípios do Piauí, onde mostram o IQEM (Índice de Qualidade em Educação Municipal), indicador de desempenho, e taxa de participação no SAEPI (Sistema de Avaliação do Estado do Piauí) dos alunos dos anos iniciais (2º e 5º ano), como também a taxa de aprovação dos alunos de 1º ao 5º ano do EF.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais