20 C
Piauí
24 de setembro de 2020
Cidades em Foco
Educação Geral Pernambuco em Foco

Rede particular de ensino planeja retorno das aulas para 22 de setembro

Foto: Facebook/CentroUniversitarioSantoAgostinho

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe-PI) afirma que até o momento está mantido o retorno da aulas presenciais da rede particular de ensino para o dia 22 de setembro de 2020, seguindo o cronograma de reabertura das atividades econômicas, durante a pandemia da Covid-19, do Governo do Piauí.

“Essa data de 22 de setembro será cumprida pelo retorno das aulas, mas ainda não sabemos como será esse retorno, se será de 50% ou 100%. Estamos em discussão com o Comitê (de Operações Emergenciais do Governo do Estado) e aguardando o protocolo (sanitário) das autoridades”, diz o primeiro vice-presidente do Sinepe, Átila Filho.

Átila Filho ressalta que cada instituição de ensino prepara o próprio protocolo sanitário, que deverá ser adequado ao protocolo especifico publicado pelo Governo do Estado no Diário Oficial.

Se no protocolo específico do governo estiver autorizado retornar apenas 50% das aulas presenciais, a nível de faculdade, Átila Filho diz que as instituições poderão priorizar as aulas práticas e laboratoriais, que necessita da presença do aluno.

“Nesse retorno será respeitado o distanciamento de dois metros e o isolamento social, conforme orienta o protocolo do Estado. As aulas presenciais deverão priorizar os serviços que atende a comunidade, como a clínica-escola de nutrição, farmácia, psicologia; os estágios, visitas técnicas e extensão. Cada instituição terá o seu protocolo de reabertura adequado a sua infraestrutura. Deverá ocorrer o retorno gradativo, mantendo o ensino remoto em algumas atividades”.

Átila Filho acrescenta que o Governo do Estado ainda não detalhou se todas as séries escolares terão permissão para retornar com as aulas presenciais. “Sabemos desse retorno do Ensino Superior e Ensino Médio, mas ainda está em discussão o retorno do Ensino Infantil e das séries iniciais. Acredito que tudo volte, mas não será com a presencialidade de todos os alunos”.

Uma reunião deverá ocorrer antes do dia 22 de setembro para detalhar como de fato poderá ocorrer o retorno das aulas presenciais na rede particular, diz Átila Filho. “Inclusive, nessa reunião e no protocolo deverão discutir a quantidade de alunos por sala e na instituição”.

O segundo período letivo na rede particular iniciou neste mês de agosto, com aulas e atividades remotas.

Rede Pública

O prefeito Firmino Filho já determinou que as aulas presenciais na rede municipal de ensino estão suspensas por tempo indeterminado.

Já a rede estadual de ensino, um decreto do Governo do Estado mantém suspensa as aulas presenciais até o dia 22 de setembro de 2020. 

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais