26.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Redução do ICMS será aprovada o mais rápido possível, garante presidente da Alepi

Themístocles Filho -Foto: Ascom/Alepi

Após o Governo do Piauí anunciar que encaminhará o Projeto de Lei (PL) para redução da alíquota do ICMS ainda nesta quarta-feira (06), o presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), afirmou ao Cidadeverde.com que o texto deve ser aprovado “o mais rápido possível”.

Em suas redes sociais, o Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis do Piauí (Sindipostos) publicou uma carta aberta à população criticando a decisão do governo estadual de reduzir o ICMS através de um PL e não por meio de decreto. Para os empresários, esta seria uma estratégia para “procrastinar” a diminuição do imposto.

Segundo o presidente da Alepi, no entanto, a aprovação da lei será rápida e sem entraves. “Não posso falar agora porque o texto precisa chegar primeiro. Isso acontecendo, ele será lido e rapidamente distribuído para o parecer das comissões. Não teremos nenhuma dificuldade para votar essa proposta”, assegurou Themístocles Filho.

A expectativa inicial era que a proposta de mudança na tributação estadual sobre os combustíveis chegasse ao legislativo até a próxima sexta-feira (08), mas a iniciativa foi antecipada após reunião entre a governadora Regina Sousa (PT), o secretário de Governo,  Antônio Neto, e toda a equipe econômica.

A avaliação do Executivo estadual é que qualquer alteração no ICMS só pode ser regulamentada através por uma nova lei, como determina o Código Tributário Nacional (CTN). Este foi o mesmo caminho adotado por outros estados, como a Bahia, Sergipe, Pernambuco e Maranhão.

Fonte: Breno Moreno / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais