26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralPiauí

Redução do ICMS sobre combustíveis afetaria Estado e municípios, diz Sefaz

A redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) prejudicaria não só os Estados, mas também os municípios. A informação é do superintendente da Receita Estadual do Piauí, Emílio Júnior.

Ele explicou à Coluna Economia & Negócios, do Cidadeverde.com, que atualmente o Piauí arrecada R$ 1 bilhão por ano com o ICMS cobrado sobre os combustíveis. As alíquotas praticadas atualmente são:

– 18% sobre o diesel

– 22% sobre o álcool

– 29% sobre a gasolina + 2% que vai para o Fundo de Combate à Pobreza = 31%

“Quem vai decidir é o governador, mas uma redução afetaria diretamente o Estado, porque o que arrecadamos com combustível equivale a um quarto do total arrecadado. Além disso, cerca de 25% vai para os municípios. Ou seja, seria um prejuízo, uma perda de receita significativa”, explicou o superintendente.

No início da semana, o presidente Jair Bolsonaro havia dito que o preço dos combustíveis deve se estabilizar em breve. Segundo ele, a alta provocada pelo ataque dos Estados Unidos ao Iraque não deve durar muito. Logo depois, o presidente sugeriu que os Estados reduzam sua alíquota de ICMS sobre os combustíveis para garantir a redução dos preços ao consumidor.

Mas essa não foi uma proposta formal e os secretários da fazenda dos estados já disseram que não tem como ser acatada. Os gestores estaduais apontam que a atual situação financeira dos Estados não permite aos governadores abrir mão de receitas. Portanto, uma redução da alíquota estaria descartada.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais