24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Reforma: Trabalhadores rurais poderão ter que pagar o INSS

O secretário da Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, informou que o governo pretende aumentar em quatro vezes a arrecadação da previdência que atende aos trabalhadores rurais. Em dezembro, quando foi anunciada a reforma na Previdência Social, o governo havia dito que uma das mudanças seria que os trabalhadores do campo passassem a contribuir com o INSS como condição para aposentadoria.

A alíquota ainda não foi informada, mas, se for aprovada no Congresso, será ‘favorecida’, ou seja, mais baixa que a dos demais trabalhadores.

Atualmente, os trabalhadores rurais não precisam contribuir com o INSS para conseguir aposentadoria. As únicas exigências são: homens terem 60 anos e mulheres 55 anos, e 15 anos de trabalho no campo comprovados (para ambos os sexos). Em 2013, cerca de 13,5 milhões de brasileiros trabalhavam no campo – desses, apenas 1,6 milhão tinham carteira assinada, segundo dados do IBGE. Em 2016, 9,4 milhões de trabalhadores receberam aposentadoria rural. “A gente está imaginando algo, não é bem algo para criar uma arrecadação, é mais para criar um vínculo contributivo. A gente deve aumentar [a arrecadação da previdência rural], mas mais lá para a frente vai bater em 0,5% do PIB”, declarou o secretário.

 

 

DoCidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais