28.8 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
Baú

Reisado em Picos: focos de resistência

reis

 

 

O reisado é uma festa popular de origem portuguesa, que ainda resiste em algumas regiões do Brasil. O Reisado é basicamente formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e até propriedades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.

Durante o período de natal até o dia de reis, os brincantes realizam visitas para anunciar a chegada do messias, pedir ofertas e, licença para fazer sua louvação. Na comunidade Tapera, a casa escolhida é a igreja de São Francisco, e quem abre a porta aos foliões é uma devota do santo.

resi5
Salete Costa rodeada pelos netos curtindo a folia de Reis. Imagens TV Picos
reis6
O boi é o um dos personagens centrais do Reisado, que faz alusão a cultura piauiense. Imagem TV Picos.

resi3
Os três caretas que iniciam a folia, apesar da simplicidade na indumentária, cantam versos, com elogios e rimas,  e até ensaiam alguns passos de dança.

Na plateia, gente de todas as idades, a maioria nunca havia presenciado uma festa de reisado, como dona Salete, que veio apreciar a tradição cultural pela primeira vez.
“Eu vi e trouxe meus netos que também nunca tinha visto o reis. Tá muito bonito”
E as crianças o que acharam da brincadeira?
Kailane a neta disse que é muito legal ver o boi.

O momento mais esperado é a entrada do boi, o personagem salta no meio da roda e faz a alegria de todos, principalmente da criançada.
resi2
Um trio com sanfona, zabumba e pandeiro anima o público e dá ritmo a função, Ainda que o grupo não esteja bem estruturado, o importante é que a tradição cultural resiste.

reis7
O público animado com as brincadeiras. a maioria nunca presenciou a manifestação tradicional do Reisado. Imagem TV Picos

Francisco Felipe o organizador tem encontrado alguns obstáculos para continuar o trabalho, pois não encontra jovens dispostos a seguir com a tradição cultural. O grupo dele que na formação básica seria sete pessoas, só tem três contando com ele. e todos já de idade avançada. Ele apesar de sua idade é quem faz o boi e quando entra no espetáculo parece um adolescente.  Esbanja energia  na pelo do personagem.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais