24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Remédios para diabéticos estão em falta nas farmácias especiais do PI

O ano é novo, mas a notícia volta a se repetir. Mais uma vez chega a faltar medicamentos para os diabéticos do Piauí na Farmácia de Medicamentos Especiais. Os pacientes estão sem insulina e antidiabéticos orais, extremamente necessários para o tratamento da doença. A insulina será sempre necessária no tratamento do Diabetes Tipo 1, e seu uso deve ser iniciado imediatamente após o diagnóstico. As necessidades diárias de insulina variam de acordo com a idade, rotina diária, padrão alimentar e sobretudo, a presença ou não de alguma secreção residual de insulina pelas células ß pancreáticas. De uma maneira geral, no início do quadro a necessidade diária de uma pessoa oscila entre 0,3 a 0,6 U/Kg, podendo chegar a 1U/Kg no final do primeiro ano de doença. Já os antidiabéticos orais São comprimidos usados para ajudar no controle da glicemia em diabéticos do tipo 2.

 

 

Insulina e antidiabéticos orais

 

O problema preocupa a presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí – ADIPI, Jeane Melo: “Isso não pode acontecer, pois é muito grave. São vidas que dependem destes medicamentos para continuarem a ter uma melhor qualidade de vida. O que nos deixa mais tristes é que não é a primeira vez que isso acontece”, desabafa a presidente. Procurada pela ADIPI, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a falta dos medicamentos se justifica por causa de trâmites burocráticos. A previsão é de que os medicamentos para os diabéticos voltem a ser fornecidos na Farmácia de Medicamentos Especiais no dia 20 de janeiro. “Nos prometeram que este problema não vai voltar a se repetir agora em 2016. É o que esperamos e estaremos vigilantes”, finaliza Jeane Melo.

 

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais