24.6 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralJacobina do Piauí

Reportagem da TV Clube mostra destaque de Jacobina do Piauí na caprino e ovinocultura

Jacobina do Piauí - Foto: Cidades em Foco

A cidade de Jacobina do Piauí, distante 362.17 km da capital Teresina, abraça hoje uma população de aproximadamente 5700 habitantes. A economia do município se baseia em uma produção em crescimento no nordeste, sobretudo no Piauí: o caprino e ovinocultura. Foi com esse destaque que, no último domingo (17) chamou a atenção da TV Clube e ganhou uma reportagem para marcar sua representatividade no estado.

O avanço é evidenciado em números: segundo levantamento recente do IBGE, o município tem hoje o maior rebanho de ovelhas do estado do Piauí, com cerca de 66 mil animais. Corroborando diretamente na fonte de renda pessoal e com a maior parte da população vivendo na zona rural, Edcacio Rodrigues, representante da Secretaria Municipal de agricultura, afirma que a capacitação é uma preocupação.

“Como aqui é um município que a grande maioria da população vive do meio rural, a ovinocultura surge com uma das principais fontes de renda desse pessoal. A gente tem isso como um grande potencial. A secretaria de agricultura atua como forma de incrementar tudo isso, através da tecnificação e capacitação dessa produção. Com a melhoria desse rebanho, a gente passa a garantir mercado e uma geração de renda cada vez maior para essas pessoas que produzem”, destacou.

Edcacio Rodrigues Foto: Reprodução TV Clube

A matéria também buscou retratar as pesquisas por meio de relatos de criadores locais. Ainda que more na zona urbana de Jacobina, Mageano Rodrigues passa boa parte do tempo na roça. A rotina é consequência de sua decisão de investimento na criação de ovelhas. O também comerciante tem, atualmente, uma criação de 80 animais mestiços da raça dopper e seu ponto de venda são frigoríficos localizados no estado do Pernambuco.

“Hoje a propriedade está sendo uma empresa: dá para suprir as suas necessidades, é muito importante e a gente quer alavancar ainda mais as vendas”, afirmou o criador durante a entrevista.

Mageano Rodrigues Foto: Reprodução TV Clube

Para ter a qualidade garantida, Mageano recebe Carlos Magno, técnico de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que atua há 1 ano e 8 meses na região. A visita é realizada uma vez por mês, quando é feita o gerenciamento da propriedade que abriga os rebanhos e um planejamento especifico para cada situação.

“80% dos produtores atendidos por mim não utilizavam os métodos que orientamos hoje para eles, como o manejo sanitário, produtivo e alimentar. Focamos na parte alimentar do animal. A caatinga daqui é uma alimentação que supre bastante as necessidades do animal no período de estiagem”, disse o técnico.

Carlos Magno Foto: Reprodução TV Clube

Como dito por Carlos, a preocupação também reflete na vegetação que serve como base alimentícia, considerando que o período seco atrapalha uma efetiva produção. É nesse sentido que a cidade pratica o cultivo da palma forrageira, espécie rica em água e com um baixo custo de produção, viabilizando a sua plantação.

Em uma parceria firmada entre a Associação de Ovinos e Caprinos do Município de Jacobina do Piauí (Ascobina) e a gestão municipal, foi idealizada uma feira municipal para que o rebanho possa ser comercializados na cidade, bem como incentivar a produção e circulação da economia interna.

Assista a reportagem completa: 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais