30.7 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Respiradores confiscados chegam ao Piauí e vão para três hospitais

Arquivo/Ccom

O governo do Piauí recebeu no começo da tarde desta quarta-feira (27), os 20 respiradores mecânicos comprados pelo Estado e que haviam sido confiscados pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos chegaram no aeroporto de Teresina por volta das 14h. A busca pelos aparelhos foi determinada pela Justiça Federal após decisão do juiz Márcio Braga.

O mandado foi cumprido na noite dessa terça-feira (26)  na cidade de Osasco (SP),  na empresa Intermed, onde foram localizados os respiradores. Os esquipamentos fazem parte de um lote de 81 equipamentos adquiridos e que estavam retidos. O restante do lote deve ser entregue nos próximos dias já garantidos também por decisão judicial.

“Eu parabenizo o trabalho da nossa Procuradoria do Estado do Piauí. Foi uma importante vitória. Nós tivemos que ir ao Supremo, onde o ministro Tofolli deu ganho de causa para que duas empresas, a Magnamed e Intermed, cumpram o contrato celebrado com o Piauí para a entrega de 80 respiradores”, disse o governador Wellington Dias.

Segundo ele, o trabalho agora é para que os outros respiradores sejam entregues no mais curto espaço de tempo.

“Ontem a ordem judicial foi cumprida em Cutia, São Paulo, onde tivemos a entrega dos 20 primeiros respiradores. Isso é fundamental. Serão instalados para ampliar mais leitos de UTIs. Agora estamos trabalhando para a entrega dos outros respiradores”, acrescentou o governador.

Os respiradores são acionados nos casos mais graves da Covid-19, ajudando o paciente a recuperar a capacidade do tecido pulmonar.

Florentino Neto, secretário de saúde, acredita que, com a chegada dos respiradores, o sistema de saúde terá uma situação “mais confortável”. Segundo ele, dos vinte respiradores, onze serão destinados à ampliação da UTI do Hospital Natan Portela; cinco vão ser colocados no Hospital de Campanha do Ginásio Verdão e quatro serão deslocados para o Hospital Getúlio Vargas (HGV).

“Além de toda essa iniciativa, nós estamos em tratativas para trazer mais respiradores da Turquia em uma contratação feita pelo Estado”, diz o gestor.

Na sexta-feira (29), mais 100 respiradores devem chegar ao estado vindos da Turquia. Essa compra foi feita pelo Consórcio Nordeste.

  • respi7.jpgArquivo/Ccom
  • respi6.jpg
  • respi4.jpgArquivo/Ccom
  • respi3.jpgArquivo/Ccom
  • respi2.jpgArquivo/Ccom
  • respi1.jpgArquivo/Ccom

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais