25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Rubem Martins apresenta proposta que reduzir ICMS da gasolina de 29% para 17% no Piauí

O deputado estadual Rubem Martins (PSB) apresentou, nesta terça-feira (29), durante a sessão da Assembleia Legislativa do Piauí, um Indicativo de Projeto de Lei que propõe uma alteração na redação de um inciso do artigo 23-A da lei estadual que dispõe sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias, Serviços, Transportes e Comunicação (ICMS) sobre os combustíveis no estado piauiense.

O objetivo de Rubem Martins é “reduzir a aliquota de 29% para 17% nas operações relativas à comercialização de gasolina no Estado do Piauí”. O deputado do PSB lembra que a proposição não é competência exclusiva do Poder Executivo. Segundo ele, o artigo 61 da Constituição Estadual garante que “cabe à Assembleia Legislativa, com a sanção do Governador, e ressalvados os casos de sua competência exclusiva, legislar especialmente sobre o sistema tributário, arrecadação, distribuição e aplicação de rendas”.

A proposição do deputado Rubem Martins vai ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.

O parlamentar considera que, hoje, os preços dos combustíveis são extorsivos devido o fato da alíquota do ICMS ser muito alta. Segundo Rubem Martins, ela representa 29% dos valores pagos pelos consumidores. Atualmente, o Governo do Estado recebe cerca de R$ 1,36 do valor de um litro de gasolina.

Rubem Martins considera que o “resultado da redução de um determinado imposto pode ser positivo para a arrecadação do Estado, já que o consumo é incentivado e o mercado é impulsionado”.

No indicativo de Projeto de Lei do deputado Rubem Martins, a redução prevista na lei terá validade de 24 meses após entrar em vigor.

 

 

Fonte: ParlamentoPiaui

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais