23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Saiba até quantas vezes se pode pegar dengue, zika e chikungunya

Dengue - Foto: Fiocruz

dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pela fêmea do mosquito aedes aegypti, e também pelo seu “primo”, o aedes albopictus. As três são arboviroses são epidêmicas e prevalentes no calor, em tempo úmido e em algumas regiões do Brasil, mas pode ocorrer a qualquer momento. 

Atualmente, o Piauí vive um surto de dengue e chikungunya, com aumento explosivo de casos. O Portal É Notícias responde agora quantas vezes a doença pode acometer os seres humanos. Veja abaixo!

Sintomas da dengue, zika e chikungunya – Foto: Reprodução

Dengue – 04 vezes

Existem quatro sorotipos de dengue, de 1 a 4, sendo que prevalecem os tipos 1 e 2. Após se infectar por um deles, cria-se uma imunidade permanente para ele, ou seja, essa pessoa não pode mais desenvolver a dengue por aquele sorotipo, somente por outros. Então, cada brasileiro pode, em tese, desenvolver dengue até quatro vezes na vida. O problema é que, a cada vez que você pega, é maior o risco de ter uma dengue hemorrágica. Por isso, a quem teve dengue é indicada a vacina.

Chikungunya – 01 vez

Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os principais sintomas da febre chikungunya são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos que podem demorar dias e até meses.

Zika vírus – Não sabe ainda

Não é possível afirmar que a imunidade seja protetora por toda a vida. Até o momento, os cientistas não sabem afirmar de certeza se a pessoa se torna imune ao zika após contrair a doença uma vez. Embora, a zika seja menos grave que a dengue e a febre chikungunya, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus zika e o surto de microcefalia na região Nordeste, após resultado de exame de um bebê que nasceu com microcefalia e outras más-formações congênitas no Ceará.

Prevenção e tratamento

A melhor forma de prevenção seria a vacina, que já está em fase de testes em humanos. Enquanto ela não chega, a forma mais eficaz de evitar as arboviroses é reduzindo as chances de ser picado pelo mosquito. Combata a procriação do aedes aegypti evitando manter água armazenada em vasos de plantas, poças, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso ou manutenção e até tampas de garrafa e pratos de plantas ou outros depósitos. Sobre os sintomas, estes podem ser parecidos entre as três doenças, mas o tratamento é diferente para cada uma delas. A dica é: procure o posto de saúde mais próximo se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.

Fonte: Portal É Notícias

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais