20 C
Piauí
22 de setembro de 2019
Cidades em Foco
Destaque Geral

Saiba como fica o pagamento do imposto em cada estado e no Piauí

As regras e vantagens para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não mudaram para 2015. Permanece o desconto de 15% para o pagamento à vista, assim como a possiblidade de parcelar o imposto em três vezes, mas não há descontos para esta modalidade. Os valores são calculados de acordo com a tabela Fipe.

 
Conforme o calendário elaborado pela Unidade de Administração Tributária (Unatri), da Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz), os números finais das placas determinam as datas para quitar a primeira cota ou cota única do tributo. Os vencimentos se dão de acordo com número final da placa do veículo. Finais de placa 1 têm vencimento a partir de janeiro, final 2 em fevereiro, final 3 em maço, e assim sucessivamente (ver tabela abaixo).

Tabela do IPVA divulgada pela Sefaz (Foto: Sefaz/Divulgação)Tabela do IPVA divulgada pela Sefaz (Foto: Sefaz/Divulgação)

Para consultar o IPVA Piauí 2015 basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e informar o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM e placa o veículo. A tabela completa com o valor venal dos veículos pode ser acessada através do Siatweb (Sistema de autoatendimento), na opção IPVA, disponíveis na página da Sefaz.

 

Como é calculado o seu IPVA?
Carros novos utilizam uma alíquota de 2% do valor presente na Nota Fiscal. Já para realizar o cálculo do imposto para os usados, são utilizadas as alíquotas seguintes: 2% sobre o valor médio total disponível na Tabela FIPE para motocicletas e ciclomotores; 1% sobre o valor médio total constante na Tabela FIPE para ônibus e caminhões e 2,5% sobre o valor médio total para outros veículos.

 

 

O contribuinte pode optar por pagar o valor total do IPVA em uma única parcela ou em três cotas. Entretanto, se o objetivo é obter desconto, o melhor é optar pelo pagamento em uma única parcela.

 

 

 

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Serra da Capivara: Pintura rupestre é danificada em ato de ‘vandalismo’

Junior Oliveira

Neymar vai a festa na casa de Nego do Borel após goleada na Rio 2016

Junior Oliveira

Prefeitura entrega kits de enxoval para gestantes de São Francisco de Assis do Piauí. Veja fotos!

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais