19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em Foco

Saiba o que verificar no seu carro para garantir uma viagem segura

Há poucos dias do mês de julho, muitas famílias já estão se programando para viajar e curtir as férias escolares.  A essa altura, o destino, a hospedagem e até as roupas já estão sendo pensados. Mas um elemento essencial para o sucesso do passeio não pode ser esquecido, em hipótese alguma: o carro.

Antes de pegar a estrada, é fundamental que alguns componentes do veículo sejam previamente checados. Independente de estar com as revisões mecânicas em dia, existem cuidados que, quando negligenciados, podem comprometer o aproveitamento da viagem ou, na pior das hipóteses, até causar acidentes.

De acordo com João Ivo Muniz, gerente geral de serviços do grupo Jelta, a falta de verificação de itens básicos é um dos maiores causadores de transtornos entre as pessoas que decidem viajar de carro.

“Um dos maiores erros dos condutores é não atentar para os cuidados com o veículo antes da viagem. Existe um checklist que precisa ser verificado todas as vezes que se vai viajar. O manual do carro traz boas informações sobre alguns desses itens de segurança, mas a verificação requer uma certa habilidade técnica. Para aqueles que são leigos, o ideal é se dirigir a uma oficina de confiança para fazer a averiguação preventiva”.

Mas afinal, que itens são esses? Preparamos uma relação para ajudar você a se deslocar com maior segurança:

Pneus e Rodas: o primeiro cuidado deve ser a verificação do estado dos pneus e das rodas. É necessário que eles estejam dentro dos limites de segurança. Além disso, é indispensável a realização do alinhamento e do balanceamento do veículo.e da calibragem dos pneus.

Iluminação: não se atenha apenas ao funcionamento dos faróis, verifique também as lanternas, as luzes de seta, as de ré e de freio. 

Fluídos: os freios, o sistema de arrefecimento, o motor e a direção hidráulica, todos dependem de fluidos para o correto funcionamento. Por isso, verifique a qualidade e os níveis desses líquidos e não esqueça de abastecer o reservatório do limpador de para-brisa. Ah, e falando em limpador de para-brisa, não esqueça de substituir as palhetas, caso estejam gastas.

 

Do CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais