30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Samu recebeu 180 trotes e alerta para uso consciente da urgência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) alertou para o número expressivo de trotes recebidos pelo número 192. Somente no ano de 2019 foram 180 trotes; sete deles provenientes da zona rural de Teresina.

O diretor médico do SAMU de Teresina, José Ivaldo, afirma que os trotes geram prejuízos irreparáveis ao serviço porque provocam o uso desnecessário das viaturas, gastando tempo e recursos que, de fato, poderiam ser usados para salvar vidas. “Muitas vezes, mobilizamos e deslocamos ambulância e pessoal para fazer um atendimento que não é real”, acrescenta.

A ligação para o 192 é gratuita de qualquer telefone para agilizar o atendimento de urgência. Se, por um lado, universaliza o acesso, por outro, facilita o seu uso incorreto. Atualmente, Teresina possui oito viaturas de suporte básico, três de suporte avançado e quatro motolâncias.

“O serviço deve ser acionado sempre que houver acidentes com vítimas, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos; em casos de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, trauma ou queimaduras. O SAMU também atende casos de quadros infecciosos, maus-tratos,trabalhos de parto ou crises hipertensivas”, informa a direção.

* As viaturas ficam posicionadas em locais estratégicos:

Zona Norte: nos hospitais Mariano Castelo Branco e Buenos Aires, com duas viaturas de suporte básico e uma motolância.
Zona Sudeste: existe um ponto na  na UPA do Renascença, com duas viaturas de suporte básico e uma motolância.
Zona Sul:  no  hospital do Monte Castelo – com duas viaturas de suporte básico-  e no Hospital do Promorar – com duas viaturas de suporte básico.

Atendimentos 2019

Além de alertar para o uso correto do 192 para evitar trotes, o SAMU também divulgou um balanço dos 30.508 mil atendimentos em 2019. Deste total, 29.235 foram na zona urbana e 1.273 na zona rural de Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde informou que “as maiores demandas do SAMU em 2019 foram  de atendimentos de urgências clínicas em adultos: no total de 10.516 pessoas atendidas (34,14% na zona urbana e 39,27% na zona rural)”.

Traumas por acidente de trânsito: 5.687 pessoas beneficiadas (17,93% na zona urbana e 18,90%na zona rural).
Urgências Psiquiatras: 931 casos.
Urgência Obstétrica: 1.010 casos na cidade e 214 na zona rural

O SAMU também prestou assistência em situações de afogamento, queimaduras, choque elétrico e envenenamento. No entanto, o percentual não foi informado.

Carlienne Carpaso (com informações da FMS)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais