22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
EntretenimentoGeralPiauí

Sanfoneiro deficiente visual toca dentro de ônibus em movimento no Piauí e vídeo viraliza nas redes sociais

Sanfoneiro deficiente visual toca em ônibus em movimento na zona leste de Teresina — Foto: Reprodução Pessoal

O que seria uma viagem comum de ônibus do estudante Joaquim Paulo em Teresina foi transformada pela música. O rapaz presenciou o sanfoneiro cearense Francísco Anízio, que tem deficiência visual, tocar ‘És meu amor’, de Jerry Adriani, enquanto se apoiava nas cadeiras do coletivo.

O rapaz logo tirou o celular do bolso e filmou a execução da música. Enviou o vídeo primeiro para a mãe, e depois para páginas teresinenses de humor. As imagens, feitas no dia 24 de fevereiro, logo viralizaram.

CLIQUE AQUI E ASSISTA VÍDEO!

“Ele começou a ajeitar as alças da sanfona, aí eu desliguei a música que estava ouvindo para que pudesse ouvi-lo. Quando ele começou a tocar “És o meu amor”, foi de arrepiar! Então que tirei uma foto, mas depois eu comecei a gravar para mandar para minha mãe. Ela também ficou surpresa com o talento dele”, relembrou Joaquim.

Cearense em Teresina

A esposa do sanfoneiro de 56 anos, Aurora Gomes, contou que o sanfoneiro sustenta a família com sua música. Há quatro anos Anízio e Aurora decidiram tentar a vida em Teresina, e atualmente moram no povoado Taboca do Pau Ferrado, Zona Sudeste da capital com quatro netos com idades entre dois e nove anos. Os dois filhos do casal não moram com eles.

“O trabalho dele é tocando sanfona nos lugares. Lá em Fortaleza, onde ele nasceu, ele também tocava nos ônibus, nos mercados. E aqui em Teresina é do mesmo jeito, a nossa renda vem daí, às vezes dá uns R$ 250 por semana, no máximo” disse Aurora.

Sanfoneiro deficiente visual toca em ônibus em movimento na zona leste de Teresina — Foto: Reprodução Pessoal

Sanfoneiro deficiente visual toca em ônibus em movimento na zona leste de Teresina — Foto: Reprodução Pessoal

Anízio perdeu a visão aos 8 anos, e aprendeu a tocar o instrumento com o irmão, aos 15 anos. A rotina de trabalho de Anísio começa por volta das 6h30 da manhã, quando ele sai de casa para tocar. Às 19h, ele encontra a esposa na parada de ônibus, e os dois voltam juntos para casa.

“Às vezes é perigoso, tem muita gente ruim e preconceituosa no mundo. As pessoas têm preconceito. Por ele ser cego, empurram. Lá em Fortaleza um cara já tentou matar ele com uma faca dentro do ônibus só porque ele começou a cantar” lamentou.

Além das músicas de Luiz Gonzaga, Jerry Adriani, e outros nomes da música popular brasileira, Aurora contou que Anízio também é compositor e tem músicas autorais.

“Ele têm músicas dele gravadas. Ele teve a ajuda de dois músicos para gravar, mas as letras e a voz nas canções são dele” falou a esposa.

Fonte: Estagiária sob supervisão de Maria Romero / G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais