25.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
EsportesGeral

Santos pede à Fifa que tire Neymar dos gramados por seis meses

O Santos tenta tirar Neymar dos gramados por seis meses. O presidente do clube, Modesto Roma, chegou a chorar em pronunciamento no fim de maio ao falar do processo contra Neymar na Fifa. Afirmou não estar “demandando contra o ídolo”, mas “em prol do clube”. Porém, na inicial da ação impetrada pelo Santos está o pedido de seis meses de suspensão de qualquer partida oficial para o jogador criado na Vila Belmiro.

 

O pedido está em um dos itens do documento, onde o Santos acusa Neymar de infringir o artigo 62 do Código Disciplinar da Fifa, que trata de corrupção. O documento fala em “má fé” de Neymar e cita também violações ao Regulamento de Status e Transferência de Jogadores da Fifa (RSTP, na sigla em inglês). O Santos cobra um valor aproximado de 55 milhões de euros.

Diz o texto da inicial: “Portanto, Neymar Jr. violou os artigos 17(3), 17(5) do RSTP e o artigo 62 do Código Disciplinar. Tendo em vista a má fé de Neymar Jr. e todas as outras circunstâncias agravantes, incluindo a violação múltipla dos estatutos da Fifa e regulamentos durante o período protegido, o jogador precisa ser sancionado com uma restrição de seis meses para atuar em qualquer partida oficial de acordo com o artigo 17(3) do RSTP. Além disso, de acordo com artigo 62(4) do Código Disciplinar da Fifa, o jogador deverá estar sujeito ao confisco de todos os valores – direta ou indiretamente – recebidos como parte da transferência de seus direitos econômicos e federativos”.

 

Procurado, o presidente do Santos, Modesto Roma, afirmou que não iria comentar o assunto.

Fifa exclui pai de Neymar e sua empresa de ação

Além do pedido de punição a Neymar, o Santos já teve um revés. O clube processou, além do jogador, o Barcelona, o pai de Neymar (Neymar da Silva Santos), e a sua empresa, Neymar Sport e Marketing. A Fifa, contudo, considerou não ter jurisdição para seguir com o procedimento em relação ao pai do jogador e sua empresa, excluindo ambos. O processo agora, portanto, se resume somente a Neymar e Barcelona.

 

 

Fonte: Globo Esporte

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais