Saúde confirma uma morte por H1N1 no Piauí e registra 74 casos supeitos

O Piauí registrou 74 casos suspeitos de Influenza A H1N1, sendo que dois deles já foram confirmados por exames laboratoriais. De acordo com o relatório epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, um dos confirmados foi a óbito.

Dos casos notificados, 66 são de pacientes do Piauí e oito provenientes do Maranhão. Até esta terça-feira (10), o Estado tem registrado 10 óbitos.

A Sesapi informou ainda que as amostras coletadas dos pacientes estão sendo processadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é o serviço de referência, porém a coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa,  destaca que a “demora no recebimento dos resultados deve-se à demanda aumentada do número de casos notificados no Brasil”.

A Secretaria alerta para a adoção de medidas preventivas como: frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Cobertura Vacinal

No Piauí, foram vacinadas 249.441 pessoas até esta terça (10), o que equivale ao percentual de 38,65% de cobertura vacinal. A meta para 2016 é vacinar 730 mil pessoas em todo o Estado.

Nas clínicas particulares a vacina está em falta.

 

 

Cidade Verde

Deixe uma resposta