35.4 C
Piauí
3 de dezembro de 2021
Cidades em Foco
Betânia do Piauí Geral

Saúde de Betânia promove ação do Novembro Azul e conscientização sobre a saúde do homem

A Prefeitura de Betânia do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, no último sábado, 20, o “Dia D do Novembro Azul”, uma grande ação de conscientização neste mês que é dedicado aos cuidados integrais com a saúde e cuidados sobre o câncer de próstata, tipo mais comum entre as pessoas do sexo masculino.

O evento aconteceu na antiga Unidade Básica de Saúde da sede (UBS), onde ocorreu uma palestra ministrada pelo médico Dr. Valcleberson Farias para os homens, que trouxe muitas informações sobre a doença e como se prevenir para o diagnóstico precoce e ter uma grande chance de cura.

O Dr. Valcleberson Farias relata que o câncer de próstata é o câncer mais comum no homem e o segundo que mais mata. Segundo ele, em 2020 houve mais de 65 mil diagnósticos e em 2019 mais de 15 mil morreram por causa da próstata.

“Esse é o mês dedicado a prevenção do câncer de próstata. Como é feita essa prevenção? Tem que se fazer anualmente o PSA que é o exame de sangue e o toque retal que é feito de forma rápida indolor e é a função de diagnóstico. Um diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. O melhor é se prevenir, realizando esses exames”, pontua o médico.

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. O tumor afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Embora seja uma doença comum, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto por medo ou por desconhecimento. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais