24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Saúde de Picos inicia vacinação de crianças com comorbidades neste sábado (22)

No próximo sábado (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Picos inicia a imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade. Nesta primeira etapa, receberão a vacina contra a Covid-19 somente aquelas que possuírem comorbidades ou algum tipo de deficiência. Informação foi dada durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (18), no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.

Foram destinadas para Picos, neste primeiro momento, 430 doses, contudo, há no município, mais de 7.000 crianças aptas a receberem a primeira dose do imunizante. O local de vacinação será no Picoense Clube, com entrada pela Rua Marcos Parente e é necessário que os pais ou responsáveis estejam acompanhando suas crianças.

O imunizante utilizado nas será o da Pfizer, e este requer atenção nos adultos e também nas crianças. Portanto, de acordo com o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, haverá uma capacitação para os profissionais de saúde a fim de que a vacinação transcorra sem nenhuma intercorrência.

Aldo Gil, Secretário de Saúde de Picos – Foto: Jaqueline Rajner

“Nesta quinta-feira (20) haverá uma capacitação para os profissionais de saúde, a fim de que sejam treinados para a aplicação das vacinas. O Ministério da Saúde tomou alguns procedimentos, pois na Paraíba teve um problema, pois aplicaram vacina de adulto em crianças e elas passaram mal. A vacina é diferente, com cor laranja na tampa. A concentração é menor, a diluição e dosagem também são menores. Então tem que ter todo um cuidado para evitar repetir esse tipo de erro, e aplicar na maior segurança possível”, disse o secretário de Saúde.

A coordenadora municipal de imunização, Mariana Fontes, informou que será necessária a presença dos pais ou responsáveis porque as crianças necessitam ficar 20 minutos em observação após a tomada do imunizante. Haverá ainda a presença de equipe médica no local para qualquer tipo de intercorrência.

Mariana Fontes, coordenadora de imunização – Foto: Jaqueline Rajner

“Toda criança somente será vacinada com a presença do pai ou responsável. A gente sabe que com a Pfizer, quando a pessoa recebe a vacina, existe um tempo de espera de 15 minutos em observação e no caso das crianças esse tempo é maior, com 20 minutos em observação. Se a criança apresentar alguma reação, teremos a presença de médicos capacitados no local. Em algumas cidades do Brasil a vacinação das crianças iniciou, mas, graças a Deus, até o momento, não houve reação adversa grave em nenhuma delas”, informou.

Conforme forem prosseguindo as etapas de vacinação, considerando as idades, a quantidade de locais deve ser ampliada para que não haja aglomeração, visto que o número de pessoas dobra com a presença dos responsáveis.

Vale ressaltar ainda que a criança com gripe recebe recomendação da equipe de saúde de tomar o imunizante após a melhora, mas, conforme recomendação técnica do Ministério da Saúde, ela pode tomar, mesmo doente, a vacina, com a ressalva de que não esteja sentindo febre.

Caso a criança tenha tomado outra vacina qualquer, deve esperar o período de 15 dias para, só então, tomar a vacina contra o coronavírus.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais