25.2 C
Piauí
28 de novembro de 2020
Cidades em Foco
Geral Picos

Saúde de Picos intensifica atividades de promoção à saúde da mulher

Coordenadora da mulher, Viviane de Araújo Bezerra.

A Secretaria de Municipal de Picos (SMS) por meio da coordenação da mulher nos últimos meses intensificou os serviços na promoção à saúde da mulher. A SMS promoveu uma série de atividades que visam ampliar, qualificar e promover atenção integral a saúde da mulher.

“Após 6 meses os atendimentos  nas estratégia da saúde da família  direcionado apenas  para o combate à pandemia causado pelo novo coronavirus  e em setembro 2020 aconteceu o retorno das atividade de atenção a saúde da mulher”, comentou a coordenadora da mulher, Viviane de Araújo Bezerra.

De acordo com a Coordenadora da Mulher,  foram realizados diversos tipos de exames nos últimos dois meses, como por exemplo: 491 Citopatologicos para prevenção e diagnostico precoce de alterações/processos patológicos de Colo do Útero; 426  mamografia para o rastreio do câncer de mama para prevenção e diagnostico precoce;118 testes rápidos de HIV;103  teste rápido Sífilis (5 testes de gestantes positivos e já em Tratamento);104 teste rápido HBV e  91 teste rápido HCV.

Também foram intensificadas atividades de combate a violência contra a mulher através de vídeo publicado nas mídias digitais sobre o fluxo de atendimento e apoio na Estratégia da saúde da Família (ESF) divulgado para os grupos de whatshap e população em geral, visto que atividades coletivas presencias estão suspensas devido à pandemia causada  pelo novo Coronavirus.

 O Município de Picos conta com a rede de apoio nas 36 unidades Básica de Saúde (UBS), Hospital Regional Justino Luz , serviço de atenção  as mulheres vitimas de violência sexual(SAMVVIS), Delegacia da Mulher e Clinica integrada  de Saúde da Mulher (CLISAM).

Fonte: CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais