25.2 C
Piauí
20 de agosto de 2022
Cidades em Foco
GeralSaúdeSertão do Inhamuns em Foco

Saúde de Picos intensifica orientações e fala sobre a importância de completar o ciclo vacinal contra a Covid-19

Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Gil pede a população que complete o ciclo vacinal corretamente!

Tendo em vista o aumento no número de casos de Covid-19 em outras cidades, e em Picos, a Secretária Municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil, em entrevista, destacou a importância da população completar todo o esquema vacinal e redobrar os cuidados e medidas de proteção contra a Covid-19.

De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiane Gil, a SMS pede para que a população mantenha suas doses de vacina atualizada, para que haja uma imunização por completo.

“Estamos realizando esse apelo à população, para que procurem os pontos de vacinação, para que atualizem a sua sequência vacinal, pois só assim obteremos uma imunização por completo. Os casos de Covid-19 voltaram a ser detectados, não só na nossa cidade, mas em todo o Brasil. Então estamos preocupados, pois 3 semanas atrás, estávamos aplicando 400 a 500 doses de vacina, a população tinha diminuído a procura pelo imunizante contra a Covid-19”, disse a gestora.

Felizmente, atualmente o Município tem feito a atualização de mais de 1.000 doses por dia. “É uma notícia boa, mas estamos incentivando que as pessoas continuem a procurar por essa vacina, que confiram no cartão de vacina quais doses faltam tomar, para que seja evitado o aumento de casos na cidade”, contou a Secretária.

Tatiane Gil, também destacou a importância do distanciamento social e uso de máscara, como medidas importantes de prevenção contra a doença. “O uso de máscaras voltou a ser obrigatório em ambientes fechados, nós estamos fazendo essa campanha para que as pessoas se conscientizem, e pedimos para que aquelas pessoas que tiverem algum sintoma gripal, procurem o CIEM, que lá, o atendimento é realizado das 07:00hs da manhã e segue até as 19:00hs.  Destaco também, que temos vacinas suficientes para atender toda a demanda da população”, frisou Tatiane Gil.

A Coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, falou sobre como está funcionado o cronograma de vacinas na cidade.

“Semanalmente estamos liberando o cronograma de vacinação contra a Covid-19, onde estamos realizando várias etapas de repescagem da 3ª e 4ª dose, além de 1ª e 2ª dose. Durante essa semana, já aplicamos 3ª e 4ª dose duas vezes, e estamos tendo disponível a 2ª dose da Coronavac e Butantan e a Pfizer pediatra, para crianças de 5 a 11 anos. Amanhã, 08 de julho, teremos repescagem da 1ª dose, fazemos o convite para aquelas pessoas que não tomaram a 1ª dose, que não deixem de comparecer para poder dá início ao seu esquema vacinal”, explicou a Coordenadora.

Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes (Foto: Maria Ivonete)

Mariana Fontes, destacou que devido ao aumento dos casos de Covid-19, a procura pela 4ª dose vem aumento nos últimos dias. “O aumento pela 4ª dose foi bem alta nos últimos dias. Algumas semanas atrás estávamos aplicando em cerca 400 a 500 doses em um dia, sendo esse total, de 3ª e 4ª dose juntas. Atualmente estamos aplicando uma média de 1.200 doses, acreditamos que a procura aumentou devido os casos da doença. E destacamos a importância de as pessoas completarem todo o esquema vacinal das 4 doses, para que seja evitado o espalhamento da doença na cidade”, pontuou Mariana Fontes.

SITUAÇÃO DA COVID-19 EM PICOS!

No último boletim Covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em 06 de julho, mostra que a situação atual do município é a seguinte: 12.005 casos da doença já foram confirmados na cidade, deste total, 11.591 já estão recuperados, 182 vieram a óbito em decorrência do vírus e 232 pessoas estão com casos ativos da doença.

Por: Maria Ivonete / CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais