22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Saúde já registrou mais dois casos de microcefalia no Piauí somente em 2016

Sobe para 53 o número de casos suspeitos de microcefalia relacionados ao zika vírus no Estado do Piauí. Os dados são do último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, computados até o último domingo,identificados em vinte municípios do Estado. Até o momento, foram registradas duas mortes, o que fez acender o sinal vermelho para as autoridades de saúde locais, que decidiram investir R$ 5,5 milhões em ações de combate e prevenção à doença. Entre estas ações está a instituição do Comitê de Operações de Emergência em Saúde-Microcefalia para investigar  as causas do aumento acentuado dos casos de dengue, chikungunya e zika. Esta última, trazendo complicações como a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré.

As preocupações são  justificadas porque está começando agora, embora ainda de maneira tímida, o período chuvoso no Estado, quando há acúmulo natural da água da chuva, formando criadouros do mosquito Aedes aegypti. A erradicação do mosquito é a arma mais eficaz para combater as doenças citadas. Aqui na capital, a Prefeitura tem feito mutirões de limpeza nos bairros. Mas a tarefa tem que ser feita diariamente, e não só pelo poder público, mas, principalmente, por cada morador de cada cidade do Estado.

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais