25.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Saúde promove blitz educativa no Centro de Picos para conscientização e prevenção de ISTs

Na manhã desta sexta-feira, 25 de março, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria da Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou uma ação conjunta voltada para a prevenção e cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis, juntamente com o Serviço Social do SEST SENAT na Rua Coronel Francisco Santos, Centro de Picos.

Os profissionais da SMS realizaram diversas ações, dentre elas, coleta de sangue em voluntários para o diagnóstico de possíveis enfermidades, como gonorreia, Hepatites, HIV, sífilis, entre outras infecções, e, com apoio da Guarda de Trânsito, os motoristas e pedestres eram conduzidos à frente para receberem panfletos com orientações acerca das medidas a serem tomadas com a chegada do Carnaval. Os populares tiveram acesso aos materiais de prevenção sexual.

Profissionais da SMS realizaram diversos tipos de ações em saúde (Foto: Maria Ivonete)

Em depoimento, o coordenador do CTA, Fábio Bernardes, relatou a importância da Blitz que teve por tema ‘’Com ou sem Carnaval, a Prevenção Continua’’. Bernardes afirma que, independente do período carnavalesco, o cuidado deve ser constante. Para o coordenador, o dia foi bastante proveitoso, sem tumulto.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Picos está dando todo suporte, com a equipe fazendo exames de sangue, glicemia, verificação de pressão arterial, entre outras atividades. Essa atividade está sendo realizada de forma bem clara, onde a população pudesse participar de uma maneira simples e sem ter tumultuo, mas de uma forma eficaz”, disse Fábio Bernardes.

Coordenador Administrativo do CTA, Fábio Bernardes (Foto: Maria Ivonete)

Questionado sobre a demora do diagnóstico, ele afirma que, para algumas testagens, cuja análise deve ser mais aprofundada, os pacientes teriam seus dados coletados para posterior resultado da avaliação. Ainda ressalta que o CTA está à disposição da população para realização de exames e consultas.

“Aqui no CTA temos uma demanda livre, a pessoa chega, munida com o cartão do SUS e da identidade, daí já faz o cadastro na recepção e podem realizar os exames sífilis, hepatite, HIV, inclusive, esses dois exames clamídia e gonorreia”, finaliza o Coordenador.

Veja mais fotos!

Por Valdo Filho / CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais