22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
Betânia do PiauíGeralMunicípios

Sebrae leva capacitação e informação para Betânia do Piauí

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará uma série de ações antes e durante a Feira de Caprinos e Ovinos de Betânia, Capritânia, evento que começa sexta-feira (13) e segue até domingo (15), em Betânia do Piauí, cidade localizada a 499 quilômetros ao sul de Teresina.

Uma das ações de preparação para o evento é um curso de Gastronomia da Carne Caprina, que encerra amanhã (12). O objetivo do treinamento é preparar os proprietários de bares e restaurantes do município e os empreendedores que estarão atuando nos estandes de alimentação da feira.

“A ideia é valorizar a carne de caprinos e ovinos, oferecendo pratos diferenciados para os visitantes, e despertando na população o interesse de consumir esses produtos, oriundos da agropecuária local”, afirma o analista do Sebrae em Picos, Manoel Inácio Gomes Neto.

O Sebrae realizará também, durante a quarta edição da Capritânia, oficinas e palestras com temas relevantes para a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura.

No primeiro dia do evento, acontecerá a oficina Prática de Alimentação Sustentável para o Semiárido, que terá início às 08h00; além da palestra Principais Doenças, Causas e Tratamento de Ovinos e Caprinos, às 14h00. Já no sábado (14), ocorrerá a palestra Mercado Oportuno para Caprinos e Ovinos, a partir das 08h00.

Essas capacitações são todas gratuitas e ocorrerão no espaço do Sebrae na feira, onde consultores e analistas da instituição estarão realizando atendimento ao público para apresentar os projetos e ações desenvolvidas no Estado, em especial junto ao segmento da ovinocaprinocultura.

Em Betânia do Piauí, o Sebrae atende cerca de 150 produtores ligados à Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Betânia do Piauí, Ascobetânia. As ações são focadas na melhoria da qualidade do rebanho e na abertura de novos mercados.

“Realizamos esse trabalho em Betânia do Piauí há seis anos. E uma das maiores conquistas nesse período foi a inserção das carnes de animais da região em uma grande rede de supermercados. Os animais são abatidos em Teresina e repassados aos pontos de venda do grupo varejista. Por mês, são abatidos cerca de quinhentos animais. Em 2015, o comércio de ovinos e caprinos da Ascobetânia movimentou mais de R$ 1,2 milhões”, destaca Gomes Neto.

Segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, de 2006, o rebanho de ovinos e caprinos de Betânia do Piauí é de mais de 30 mil animais, sendo um dos maiores da microrregião de Picos.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais