33.2 C
Piauí
14 de maio de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral

Secretaria de Educação aciona polícia e faz alerta sobre golpe do ‘auxílio merenda’ no Piauí

Foto: divulgação Seduc-PI

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acionou a Polícia Civil do Piauí após denúncia do golpe do ‘auxílio merenda’. O crime consiste no envio de mensagens por telefone que induzem a vítima a clicar em um link malicioso que leva os criminosos a terem acesso aos dados do aparelho celular.

“A Seduc orienta que aluno, pais ou responsáveis não acessem qualquer link relacionado e não disponibilizem informações pessoais em sites de caráter duvidoso”, alertou a Seduc.

Por meio de nota, a secretaria informou que os estudantes da rede estadual serão beneficiados com kits de alimentos até o final do mês de abril. Contudo, os pais ou responsáveis pelos alunos serão contatados pela própria escola que informará sobre entrega, data e horário na unidade escolar.

SOBRE O GOLPE

Originado do termo em inglês fishing, o Phishing Scam tem a função de “pescar” dados de usuários desavisados com mensagens aparentemente reais e, assim, cometer fraudes eletrônicas. E-mails de bancos talvez sejam o exemplo mais comum: o infrator o faz parecer tão real quanto possível, e normalmente aparecem solicitações de “recadastramento” de dados bancários ou alteração da senha eletrônica pelos mais mirabolantes motivos.

Fonte: Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais