24.2 C
Piauí
25 de junho de 2022
Cidades em Foco
Destaque Geral

Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina realiza capacitação sobre incêndios florestais

A Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina do Piauí realizou, nos dias 08 e 09 de fevereiro, uma capacitação e treinamento dos habitantes de comunidades de áreas susceptíveis a incêndios florestais, para promover ações de prevenção, combate e primeiros socorros, amparadas por técnicas promovidas por profissionais habilitados com planejamento adequado no município.

O evento foi realizado no Colégio do Estado e contou com palestras sobre medidas de suporte básico em queimaduras e intoxicação por fumaça, noções básicas de combate a incêndios, segurança, prevenção e uso adequado de EPIs, bioma: cerrado, época seca, noções básicas e teóricas, causas de incêndios florestais, danos e prevenção material ambiental e humano, crime ambiental e legislações sobre incêndios florestais.

A engenheira ambiental e sanitarista Ana Letícia relatou que o evento foi importante, pois mostra a preocupação do município com a questão dos índices de queimadas. “Estamos apresentando o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio, isso vai fazer com que no final do ano que é a época mais seca, época também de trabalho e limpeza, seja feita de forma mais controlada. Primeiro trabalhar com a prevenção e depois se houver mesmo necessidade o combate”, disse a ambientalista.

O evento reuniu pessoas que trabalham diretamente com o manejo da limpeza alternativa do solo que é com fogo. “Então foi muito bom, a gente percebeu a atenção deles, pois viram que o município está disposto a ajudar, a dá esse tipo de informação e também fazer essa formação com eles, sempre pensando na prevenção e no resultado final que é abaixar os índices de incêndio que está ocorrendo no município”, pontuou Ana Letícia.

O Secretário de Meio Ambiente, Gerson Miranda, o Nen, como é mais conhecido, afirmou que o evento teve como objetivo a preservação do meio ambiente, no sentido das queimadas, do lixo e, principalmente, da fumaça das queimadas. “Então temos que trazer esse incentivo para ver se todos colaboram, a sociedade no geral”, finalizou Nen.

A programação do evento contou ainda com oficina de práticas de educação ambiental sobre lixo que foi totalmente baseada na metodologia lúdica e construtivista, de modo que o participante realize atividades empolgantes em que ele estará sendo incentivado a refletir sobre um determinado tema, com objetivo de capacitar professores, educadores, gestores e ambientalistas para a utilização de atividades lúdicas – tais como jogos, brincadeiras e dinâmicas em grupo, que tratam dos problemas do lixo e das possíveis soluções.

VEJA MAIS FOTOS!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais