Secretaria municipal de Agricultura de Jacobina, realiza Mini Fórum para elaborar o Plano de Ação para 2018

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Jacobina do Piauí – PI com o apoio da Prefeitura Municipal e em parceria com as Associações, CRAS, Secretaria de Assistência Social e STR de jacobina, realizaram um Mini Fórum na sede da secretaria nesta sexta-feira (05) que envolveu a demandas das comunidades locais, com o objetivo de construir junto com os representantes das associações as demandas prioritárias para a elaboração do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Agricultura para 2018.

Neste primeiro momento o foco foi divulgar os eixos a serem abordados, já no segundo momento será o recebimento das propostas, debate dos eixos e organização das informações.

Os eixos foram compostos por cinco temas:

1. Água:

As comunidades poderão, apontar os principais problemas enfrentados na sua região em relação ao uso ou abastecimento de água para o consumo e produção; apontar ou sujerir ideias ou alternativas para resolver o problema na sua comunidades.

2. Meio Ambiente:

Apontar os principais problemas enfrentados com relação à utilização dos recursos naturais (agua, solo, floresta/matas) na comunidade; bem como as famílias estão utilizando os recursos naturais (manejo da terra, manejo da água, e manejo do solo); além de apontar como a secretaria de meio ambiente pode contribuir para melhorar os conhecimentos e utilização desses recursos naturais na comunidade.

3. Produção:

Apontar os principais problemas enfrentados com relação à produção (preparo de solo, plantio, manejo de pragas e doenças) na comunidade; apontar como a secretaria de agricultura pode estar contribuindo para a resolucão desses problemas na comunidades; a comunidade tem interesse e disposição para buscar juntos com as secretaria de agricultura soluções para esses problemas?

4. Organização e Gestão (Trabalho Comunitário e Capacitação):

As comunidades poderão identificar quais as dificuldades enfrentadas com relação a gestão da sua Associação (reuniões, prestação de contas, participação dos sócios); a diretoria e conselho fiscal, conhecem o seu papel na direção da associação? Os associados contribuem nas reuniões e assembleias com propostas e ideias para a solução de problemas? Como está a participação das jovens mulheres na sua associação? Além disso apontar como a secretaria de agricultura pode contribuir para melhorar a organização de sua associação.

5. Comercialização:

Quais os produtos que existe na sua comunidade? Quais as dificuldades enfrentadas para a comercializar os produtos de sua comunidade? Como esta sendo vendido os produtos de sua comunidade (individual ou coletivo)?Como a secretaria pode contribuir para melhorara esse processo?

A secretaria almeja desenvolver um plano de ação participativo para que possa beneficiar as comunidades de forma mais abrangente possível, tendo em vista que tem objetivo de desenvolver ações nas áreas em que as comunidades realmente estão necessitadas, haja vista que eles mesmos apontaram suas necessidades durante a realização do fórum.

Compartilhar:

Por: Fernandes Neto

Jornalista, MTb n°1840PI, Contador e Teólogo, Especialista em Tipologia.