35.3 C
Piauí
27 de julho de 2021
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral

Secretaria Municipal de Educação lança Programa Volta ao Novo em Jacobina do Piauí

Na manhã deste sábado (17), aconteceu o I Encontro Pedagógico de Gestores e Professores do município de Jacobina do Piauí, onde houve o lançamento do programa “Volta ao Novo”, que teve como tema “Como está sua abertura para o novo?” onde gestores e professores debateram sobre o futuro da educação. O encontro pedagógico aconteceu no poliesportivo do município.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação e teve como temas: resiliência emocional, abertura do novo, final de período, aulas presenciais e preparação para o início foram debatidos entre os participantes. O vice-prefeito de Jacobina do Piauí, Vanderlei Carvalho, esteve presente no lançamento do programa e agradeceu a organização do evento grandioso em conhecimento que o município está desenvolvendo.

“Quero agradecer a todos os profissionais que fazem a Educação de Jacobina do Piauí, e dizer que esse momento é de suma importância na nossa vida, pois é hora de abraçar o novo. Então quero desejar força, esperança e que Deus possa abençoar cada profissional da educação que em meio à pandemia não parou de ensinar”, ressaltou o vice-prefeito, Vanderlei Carvalho.

Segundo a secretária municipal de Educação de Jacobina do Piauí, Edilene Paula, conhecida por Diloura, o programa é de suma importância, pois mostra o quanto a gestão esta preocupada com os professores, principalmente em transmitir apoio na volta às aulas presenciais.

“Se todos os professores aproveitarem e se dedicarem ao curso eu garanto que isso será o ponto principal de ajuda na volta às aulas. Eles aproveitando o curso, com certeza, eles vão estar melhor no trabalho e apresentando resultados positivos dentro e fora de sala de aula para melhorar ainda mais a educação do nosso município”, disse a Diloura.

A secretária de Educação, Edilene Paula, ainda falou como esta a preparação do município para a volta às aulas de forma presencial, tendo em vista que ainda acontece via internet devido à pandemia do novo coronavírus.

“Eu já estive em todas as escolas, no momento estamos vendo tudo o que precisa para a gente ter esse retorno seguro. Assim que a gente terminar, deixar as escolas equipadas e arrumadas, teremos o retorno das aulas presenciais, de forma segura. Ainda não temos uma data definida, mas estamos planejando tudo para que aconteça o mais breve possível”, informou Diloura.

A articuladora do programa, a professora Juscirene Carvalho, explicou o principal objetivo do programa “Volta ao Novo”, que segundo a gestora em educação, serve para preparar o desenvolvimento socioemocionais dos professores.

“É um programa para trabalhar o desenvolvimento das capacidades socioemocionais dos professores, trabalhar o eu, cuidar dos professores para que eles possam estar com a sua saúde mental e emocional bem preparada para ensinar as crianças e adolescentes. Então é um programa bastante rico, e tem muito o que ajudar. Eu estou apaixonada pelo programa”, disse a articuladora.

A professora Maria das Graças da Cruz Amorim, conhecida por Bia, que é educadora na Unidade Escolar Petrônio Portela, localizado no bairro Alto São Pedro, destacou que o programa traz uma nova metodologia de ensino e ajuda os professores neste momento tão difícil que a educação do país enfrenta com a pandemia.

“Essa conferência Volta ao Novo, está sendo de fundamental importância para nós professores pois orienta a gente está diante do novo. Nós professores estamos sobrecarregados diante de novos desafios onde tivemos que construir novas metodologias de ensino diferente do que estávamos acostumados. Essa conferência está proporcionando apoio e acolhimento a todos os professores”, destacou Maria das Graças.

O que é o Programa Volta ao Novo?

Programa Volta ao Novo é uma parceria entre a Undime Nacional e o Instituto Ayrton Senna com o objetivo de oferecer apoio às secretarias municipais de educação em relação às competências socioemocionais e também no planejamento para o retorno às aulas presenciais.

Por Wesley Monteiro / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais