29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
Campinas do PiauíGeral

Secretarias de Assistência Social e Saúde de Campinas do Piauí realizam atividades voltadas a gravidez na adolescência

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB, de Campinas do Piauí, realizaram na manhã do último dia 22 de fevereiro atividades voltadas ao tema “GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA”.

Os Psicólogos Paulo Cesar e Thamy Rodrigues discutiram sobre os problemas psicológicos relacionados por uma gravidez não planejada, que vão desde depressão pós-parto causada por uma baixa autoestima ou medo pela pressão social e/ou emocional que incide sobre a gestante no momento de vulnerabilidade.

A Enfermeira Marly falou sobre as causas e consequências, bem como dos diversos anticoncepcionais ou contraceptivos como forma de prevenção, fatores biológicos devido as mudanças estruturais no corpo e os riscos como aborto, bebê prematuro ou dificuldades na formação do feto.

A Supervisora do Programa Criança Feliz, a Assistente Social Ginária iniciou o trabalho de divulgação e inscrições ao programa, também realizou a entrega de benefícios eventuais de auxílio natalidade, conhecido como “kits da gestante”, as gestantes acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimentos Integral a Famílias – PAIF e Programa Criança Feliz – PCF.

O Assistente Social Ariclenes Alves, as visitadoras do Programa Criança Feliz – PCF Geovana, Jéssica, Laila Kysla, Fernanda Alves e Gislaiany realizaram panfletagem com informações relacionadas ao tema em questão, o objetivo é divulgar ao máximo essa temática no município, buscando a prevenção, promoção, proteção e conscientização aos adolescentes.

A secretária de Assistência Social, Erika Raianna, parabenizou todos os envolvidos pelo trabalho compartilhado entre as secretarias de assistência social e saúde, sobre a mobilização que visou o desenvolvimento e divulgação das políticas públicas, assim, facilitando o acesso da população sobre a temática, não apenas na prevenção a saúde, mas também promovendo à oferta de serviços continuados de proteção social básica.

Todas as atividades seguiram os protocolos sanitários de segurança.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais