30.1 C
Piauí
19 de novembro de 2019
Cidades em Foco
Geral Picos

Secretário apresenta projetos para beneficiar agricultores picoenses

O Secretário de Agricultura e Abastecimento de Picos, Aurino Guimarães, esteve em Teresina na manhã de ontem para solicitar agilidade no atendimento de demandas das comunidades rurais picoenses.

Na oportunidade, foram protocolados projetos que visam beneficiar comunidades rurais locais, seja no escoamento da produção, seja na aplicação de programas de incentivo à geração de empego e renda para o agricultor picoense.

“São projetos que irão beneficiar em muito o agricultor, como também a cidade de Picos, pois vai gerar emprego e renda para essas comunidades e aquecer a nossa economia”, avalia.

Projeto Kit Estrada

O projeto ‘kit Estrada’ objetiva aportes financeiros para a construção e reforma das estradas vicinais picoenses. Dentro do projeto está a coleta de recursos visando garantir combustível das máquinas que operam nas estradas vicinais locais.

O referido projeto está orçado em 300 mil reais e pretende atender pelo menos 35 quilômetros de estradas da zona rural de Picos.

Em seu cerne, o projeto ‘Kit Estrada’ tem longo alcance social pela sua capacidade de promover o escoamento da produção agrícola, além de viabilizar serviços como atendimento médico, serviço dos correios àquelas comunidades mais distantes prejudicadas por conta de estradas sem conservação, entre outros benefícios.

“Estamos muito esperançosos que nossos projetos sejam atendidos. O deputado Lima é um homem de palavra e tem compromisso com o homem do campo”, acredita Aurino Guimarães.

Projeto Hortas Comunitárias

Na seara de projetos apresentados está o ‘Hortas Comunitárias’. Este projeto já está em andamento e é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí e Secretaria de Agricultura de Picos

A finalidade das ‘Hortas Comunitárias’ é abastecer os agricultores rurais de forma que possam gerar renda a partir do seu próprio esforço. As comunidades atendidas serão suas administradoras diretas do projeto.

Referido projeto já está em execução na localidade de Chapada do Mocambo e vai beneficiar diretamente dez famílias. Nessa empreitada, o município picoense entra com assistência técnica e insumos os quais irão atender os agricultores.

“É um projeto que o prefeito Pe. Walmir está incentivando. É um modelo que irá beneficiar comunidades rurais do nosso município a gerar renda”, explica Aurino Guimarães.

Para garantir a sua efetividade, o município de Picos garante o abastecimento de água das hortas comunitárias por meio de carro-pipa, já que a água nessas localidades é de graça e de uso apenas humano.

O projeto ‘Hortas Comunitárias’ pretende, na sua essência, promover um impacto social no seio das famílias diretamente evolvidas, além de gerar dividendos a todo o conjunto social picoense, ou seja, dado o seu alcance social às famílias participantes, também gera economia para a cidade, pois os recursos financeiros advindos dos produtos comercializados estarão circulando pelo município, gerando desenvolvimento.

Projeto Energia solar

Considerado um dos mais importantes projetos apresentados em Teresina, o projeto ‘Energia Solar’ será inicialmente implantado na localidade Torrões. Referido projeto tem alcance amplo, já que pretende abastecer toda a produção agrícola de 45 famílias produtoras de goiaba e banana da referida região.

A localidade Torrões foi escolhida pelas suas competências agrárias, ou seja, pela capacidade de produção de alimentos e a presença de indústria de beneficiamento de produtos agrícolas. 

Assim, o projeto ‘Energia Solar’, com uma estimativa de perfuração de nove poços tubulares na região, irá auxiliar diretamente esses produtores, pois os excedentes produzidos poderão ser comercializados localmente e junto à própria indústria de beneficiamento instalada naquela região.

“O preço da energia inviabiliza a produção agrícola daquela região. Esse projeto, além de baratear a produção, vai gerar cerca de 300 empregos direto e indireto. E contamos com a promessa do governador estadual e o empenho dos deputados Lima, o deputado Severo Eulálio e o Deputado Pablo Santos os quais querem subscrever esse projeto”, explica o gestor.

Aurino Guimarães ainda se reuniu com o diretor de Inclusão Produtiva e Crédito Fundiário, Antônio José Pereira Ferreira. Na oportunidade foram protocolados os referidos projetos, além da solicitação de duas grades aradoras, quatorze discos e um enleirador para hortas comunitárias.

Frentes de trabalho

A secretaria de Agricultura de Picos é um órgão que atua em variadas frentes. São inciativas que vão desde o abastecimento de água na zona rural à aração de terras. A manutenção de casas de farinha, revitalização do alho, entre outros, completam a lista de serviços prestados pela secretaria de agricultura local.

“Nós deixamos de ser uma secretaria da água para direcionar nossos esforços em várias frentes com profissionais capacitados. Tem também um projeto que é o sonho do prefeito Pe. Walmir que é o ‘Horta nas Escolas’ e que vamos colocar em prática, obviamente com o apoio irrestrito do nosso prefeito”, comenta.

CCOM/ Roberto Oliveira

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais