23.1 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Secretário diz que governo reduziu gastos e pacote é para conter crise

O secretário Estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, garantiu nesta terça-feira (17), durante entrevista ao vivo no Jornal do Piauí, que o governo está fazendo sua parte e reduziu os gastos.

Rafael Fonteles, que participa amanhã (18) de audiência pública na Assembleia Legislativa, afirmou  que gastos com custeio foram reduzidos e tem impacto nas finanças.

“O governo fez sua parte e o custeio foi reduzido, o que é mais importante que diminuir coordenadorias”, disse o secretário.

Ele lembrou que o Estado vem adotando medidas amargas para evitar um colapso financeiro. Durante entrevista, Rafael Fonteles lembrou de declarações do prefeito Firmino Filho (PSDB) de que prefere criar taxas a fechar escolas.

O governo vem numa queda de braço com a oposição após enviar à Assembleia pacote de medidas que aumenta impostos. Para o secretário, as ações são fundamentais para o Estado não comprometer suas finanças.

Pagamento de fornecedores

Rafael Fonteles negou calote aos fornecedores e garantiu que pagará os contratos no momento certo. O secretário esclareceu ainda que o decreto
de nº 17.404 de 06/10/2017 é uma “medida normal” e de transparência das finanças.

“Estamos fazendo a mesma coisa que se faz nos anos anteriores dando transparência  o que é prioridade para ser pago e manter os serviços essenciais funcionando. É um decreto absolutamente normal”, disse o secretário.

O secretário informou ainda que os servidores comissionados só impactam 2% na folha de pagamento e que o grande déficit é o da previdência social.

Rafael Fonteles lembrou que apenas os Estados do Piauí, Ceará e Rio de Janeiro estão cumprindo os acordos com o governo federal de ajuste fiscal.

 

 

Fonte:CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais