33.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Secretários reassumem mandato e brincam de ser deputados no Piauí

A Assembleia Legislativa apresentou nova composição na semana passada. Oito deputados estaduais que ocupam cargos de secretário de  Estado reassumiram os mandatos temporariamente. O retorno dos parlamentares à Casa foi para apresentação das emendas individuais impositivas ao Orçamento Geral do Estado para 2018.

Segundo o deputado Hélio Isaías (PP), que até terça-feira (21) ocupava a Secretaria de Defesa Civil, em 2017 ele repete o mesmo gesto do ano passado. “Por determinação legal tenho que destinar 30% para a Educação e os 70% restantes vou destinar às obras de infraestrutura nos municípios que represento”, explica.
Além de Hélio Isaías, também reassumiram os mandatos os deputados Fábio Novo (PT), secretário de Cultura; Nerinho (PTB – Empreendedorismo), Flávio Nogueira (PDT – Turismo), Pablo Santos (PMDB – Fundação Hospitalar do Piauí), Zé Santana (PMDB – Sasc), Francisco Limma (PT – Desenvolvimento Rural) e Fábio Xavier (PR – secretário das Cidades).

Apesar de todos os deputados terem reassumido os seus mandatos, eles já estão de volta às secretarias, por um acordo de cavalheiros com o governador Wellington Dias.

Brincadeira cara

O Piauí não está inovando neste aspecto. Na Câmara Federal também se registra esse tipo de malabarismo com frequência entre os parlamentares. É uma aberração do sistema político brasileiro que não foi tocada em nenhuma das reformas feitas pelo Congresso Nacional.

O que há de diferente, no Piauí, é que, na atual legislatura, pela primeira vez na história da Assembleia, 15 suplentes já tiveram a oportunidade de serem convocados para o exercício do mandato. Ou seja, um número que correspondente exatamente à metade dos eleitos.

No Piauí, brinca-se de ser deputado. Trata-se de uma brincadeira que não custa pouco.

 

Foto: Cidadeverde.com

Senador Ciro Nogueira, presidente do PP

Ciro é Lula

O senador Ciro Nogueira não se preocupa se não é correspondido pelo PT do Piauí, que, no termo mais polido, só o chama de golpista.

Neste final de semana, o parlamentar garantiu que o seu candidato a presidente é o ex-presidente Lula.

Aulas aos sábados

Uma carta-manifesto pelo fim das aulas aos sábados nas escolas particulares de Teresina foi redigida e lançada ao final da audiência pública realizada na semana passada, na Assembleia Legislativa, para tratar da questão.

A audiência, realizada na Comissão de Educação, Cultura e Saúde, foi proposta pelo deputado Francis Lopes (PRP).

Abuso

A carta foi lida no final do debate pelo juiz federal Márcio Braga, que deu início ao movimento contra o que ele considera um “abuso” das escolas particulares, no tocante à carga horária das escolas com aulas aos sábados.

Últimas consequências

O debate foi acalorado e o juiz Márcio Braga chegou a ameaçar de entrar com ação em organismos internacionais contra o que considera uma flagrante agressão às crianças e adolescentes piauienses, já que este tipo de exigência das aulas aos sábados e da carga horária excessiva só existe no Piauí.

Fora da prisão

O delator-mor da República, Joesley Batista, dono da empresa J&F (Friboi), vai sair da cadeia.

Ele foi convocado para depor amanhã em duas comissões parlamentares de inquérito.

Preso desde setembro, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), Joesley Batista deve falar a senadores e deputados da CPI do BNDES e da CPMI da JBS.

 

 

* O PPS do Piauí realiza na próxima quinta-feira, dia 30, o seu Congresso Estadual. O evento será realizado na sede do partido, na Ilhotas.

* O presidente regional da sigla, Celso Henrique, disse que na ocasião o PPS fará um exame do cenário político nacional e estadual.

* O Senac do Piauí inaugura, no próximo dia 7, em José de Freitas, o Centro de Educação Profissional Governador Freitas Neto.

* Uma delegação de piauienses se prepara para assistir à posse do professor e cientista político Washington Bonfim no Ministério das Cidades.

* Ele vai assumir o cargo de secretário-geral da pasta. O ato de posse está anunciado para quarta-feira.

 

Ou isto ou aquilo

Do humorista Alberto Piauhy, que vive um autoexílio em Parnaíba:

– O teresinense vai ter que escolher: ou a chuva ou a luz.

 

Fonte:ZózimoTavares/CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais