21.7 C
Piauí
1 de março de 2021
Cidades em Foco
Educação Geral Piauí

Seduc divulga portaria e anuncia que retorno às aulas será apenas remoto no Piauí

Foto: Seduc

A Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) definiu nesta quinta-feira (21) que as escolas da rede pública estadual iniciarão as aulas em 2021 no formato exclusivamente remoto. A medida foi regulamentada em portaria assinada pelo secretário Ellen Gera. Veja a portariaAs aulas voltam no dia 1º de fevereiro.

Segundo a Seduc, qualquer mudança no formato das aulas no decorrer do ano letivo será comunicado por ato formal do secretário. A escolas terão que organizar entre os dias 8 e 12 de fevereiro, o calendário escolar para ser validado pela Unidade de Gestão e Inspeção Escolar. Já entre os dias 25 e 30 de janeiro iníciam as atividades de acolhimento aos profissionais, equipe administrativa e docentes lotados nas escolas.

De acordo com a portaria, o processo de matrícula vai continuar. A Seduc realizará Busca Ativa, especialmente com oferta de vagas para Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

“A Seduc manterá aberto o link para matrícula. Entretanto, as escolas devem receber as novas matrículas, enturmar os alunos e direcioná-los para as turmas remotas”, informa o documento.

Link para matrícula

De acordo com a Seduc, vários municípios ainda não encerraram o ano levo 2020. “A Rede Estadual receberá todas as matrículas. As escolas, à medida em que enturmarem os alunos conforme Edital de Matrícula, deverão solicitar à UGIE a abertura de novas turmas caso seja necessário”, informa.

No ínicio do mês, em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o governador Wellington Dias aprovou o protocolo específico com medidas de prevenção contra a Covid-19 para o setor relativo à educação. 

Na prática, a escolas poderiam retornar com o sistema de ensino presencial, desde que apresentem, de forma obrigatória, o plano de segurança sanitária. O decreto é relativo aos bercários, creches, infantários, educação infantil, ensino fundamenta, ensino médio, técnico, educação superior, EJA, preparatório para concursos das redes pública e privada de ensino.

No setor privado o ano letivo ja retormou no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas.

Em 2020, a Seduc estava com 228 mil alunos matriculados em 658 escolas espalhadas por todo o estado. A expectativa é de que o número de alunos se mantenha na mesma média em 2021.

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais