29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Seduc oferta 20 mil novas vagas do Pronatec para 90 municípios do Piauí

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), por meio da Unidade de Ensino Técnico e Profissionalizante (Uetep), garante novas vagas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão ofertadas 20 mil novas vagas.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, serão contemplados 90 municípios do Piauí, incluindo a capital. “A disponibilidade das vagas visa garantir o atendimento a diversos públicos e municípios, por meio da pactuação e acordos firmados entre o Sistema S (Senai, Senac, Senar)  e Rede Federal (IFPI e UFPI), além da oferta já garantida pela Seuc”, frisa.

Ao tornar-se demandante dessas vagas, a Seduc passou a realizar todas as pré-matrículas dos cursos, sendo necessário do candidato a apresentação de cópia do RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade e, no caso da Seduc, acrescenta-se o Nº do PIS (que deve constar na carteira de trabalho e, caso a pessoa não tenha ela, terá que providenciar, sem garantia da reserva de vaga).

Os responsáveis pelo Pronatec em cada município devem ficar atentos aos critérios de escolaridade e idade mínima para cada curso, pré-requisito que garante a matrícula dos mesmos.  Cada ofertante deverá solicitar ao aluno o número de uma conta bancária para pagamento do benefício a ele garantido e que beneficiários serão também informados sobre em que Banco a conta deverá ser aberta.

A diretora da Uetep, Adriana Moura, lembra a todos os responsáveis pelas pré-matrículas na capital e interior que não deve existir nenhum critério de favoritismo frente aos candidatos aos cursos ofertados, sendo o único critério o de ordem de chegada e atendendo todos os pré-requisitos informados anteriormente.

“É de inteira responsabilidade do orientador e do articulador de cada Gerência Regional de Educação (GRE) a transparência deste ato democrático e de direito a todos os cidadãos”, alertou a diretora.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) utiliza alguns critérios para a liberação de vagas, tais como: População Economicamente Ativa, População Jovem, Arranjos Produtivos Locais, dentre outros. Critérios estes que impactam diretamente na liberação de vagas por município, bem como, dos cursos a serem ofertados, por isso, poderá haver redução de vagas em alguns municípios selecionados.

Confira aqui o número de vagas por município.

 

Governo do Estado

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais