24.5 C
Piauí
25 de novembro de 2020
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral

Segundo colocado em lista tríplice é nomeado reitor da UFPI por Bolsonaro

Professor Gildásio Fernandes — Foto: Divulgação/UFPI

O professor e matemático Gildásio Guedes Fernandes foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O professor foi o segundo colocado na lista tríplice, definida pelo Conselho Universitário. A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial da União.

Na publicação, o professor foi nomeado para exercer o cargo de reitor da Universidade, com mandato de quatro anos, a partir desta sexta-feira, 20 de novembro.

(CORREÇÃO: o G1 errou ao informar que o professor Gildásio Fernandes foi o terceiro colocado na lista tríplice para a escolha de reitor da UFPI. O professor foi o terceiro colocado na votação da comunidade acadêmica e o segundo colocado na composição da lista tríplice). 

O docente substitui o atual reitor, professor Arimatéia Lopes. A sua chapa, que tem como vice-reitor o professor Viriato Campelo do Centro de Ciências da Saúde (CCS), estará à frente da instituição de 2020 a 2024.

Segundo a Comissão Eleitoral da UFPI, Gildásio Guedes ficou em terceiro lugar na consulta acadêmica e obteve um percentual de 21,14% dos votos. Ele concorria à vaga com outros cinco candidatos. Na definição da lista tríplice, ele acabou ficando em segundo lugar, no somatório total de votos, incluindo o voto dos conselheiros.

Professor ficou em 3º lugar no resultado geral, logo, em último na lista tríplice.  — Foto: Divulgação/UFPI

Professor ficou em 3º lugar no resultado geral, logo, em último na lista tríplice. — Foto: Divulgação/UFPI

Ele teve a maior quantidade total de votos entre alunos, mas teve a terceira votação entre os docentes. O voto dos docentes tem peso maior na média, que deixaram o candidato em terceiro lugar no resultado geral. Com a votação dos conselheiros, ele ficou em segundo lugar na lista.

“A lista terá os nomes dos professores candidatos a reitor: André Macedo, que obteve 22 votos; Gildásio Guedes, 11 votos; e Nadir Nogueira, seis votos, totalizando 39 votos dos conselheiros presentes”, informou a UFPI.

Novo reitor

Gildásio Guedes é graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí. Tem mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – (UNICAMP) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da UFPI. Atualmente na UFPI, é diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), coordenador da Universidade Aberta do Brasil UAB.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais