24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Segurança confirma fechamento de dez delegacias à noite; PM fará BOs

A Secretaria de Segurança Pública deu mais um passo no projeto que prevê o fechamento de delegacias em Teresina durante o período noturno para destacar policiais civis para operações de investigação. De acordo com a Delegacia Geral, a pasta aguarda a contratação de uma empresa de vigilância que cuidará da segurança física das unidades à noite.

O projeto prevê o fechamento de 10 delegacias durante o período noturno para destacar cerca de 80 policiais civis para a função operacional.

A previsão é que a medida, segundo a SSP, comece no início de 2020. A escolha das unidades se deu após um estudo técnico que analisou a demanda de unidades de polícia civil da capital.

De acordo com o delegado-geral, Luccy Keiko, a intenção é otimizar o efetivo policial em determinados turnos. “No entanto, essas dez delegacias continuariam funcionando de segunda-feira à sexta-feira no horário de 7 às 19h, horário eficiente, sendo que após às 18h praticamente só o boletim (de ocorrência)”, informou.

Com a Polícia Militar realizando termos circunstanciados de ocorrência (TCO), a demanda de registros de boletins de ocorrência também diminuiu.

O estudo foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Administração (Sead) que fará o processo de contratação da empresa responsável pela segurança da estrutura das delegacias no período em que estiverem fechadas. “Já era para ter iniciado. A pendência está apenas na questão da vigilância dos prédios”, afirmou o secretário de Segurança, Fábio Abreu.

As unidades não foram divulgadas oficialmente. Fábio Abreu adiantou que uma das delegacias fechadas durante à noite pode ser o 24º Distrito Policial no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina.

Na época em que o estudo de viabilidade foi divulgado, o Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) se manifestou contrário ao fechamento e apontou que a medida afeta a segurança pública e sucateia a polícia.

Fonte: Valmir Macêdo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais