19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Sejus autoriza retorno de visitas presenciais de crianças e adolescentes em penitenciárias

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O secretário de Justiça Carlos Edilson, publicou uma portaria de nº 213/2022, no Diário Oficial do Estado de 12 de maio, onde autoriza o retorno gradual das visitas presenciais ou virtuais de crianças ou adolescentes aos presos custodiados nas penitenciárias do Piauí.

As visitas estavam suspensas desde março de 2020 após o início da pandemia da Covid-19. Na portaria o secretário afirmou que com o avanço da vacinação e dos decretos de flexibilização, já é possível autorizar o retorno gradual das visitas de crianças e adolescentes.

Somente poderá realizar a visita a criança ou adolescente com idade superior ou igual a 5 anos e inferior a 18 anos, mediante apresentação do cartão de vacina com o início do esquema vacinal contra a Covid-19.

Fica então permitida uma visita mensal na modalidade presencial ou virtual com duração de 50 minutos, a ser escolhida pelo representante legal da criança ou adolescente no momento da realização do cadastro.

A visita mensal de criança ou adolescente deverá ser agendada em data e horários distintos das visitas sociais de adultos, obedecendo a rotina de cada estabelecimento penal.

Durante o ingresso e permanência, a criança deverá estar devidamente acompanhada pelo pai/mãe ou de representante legal, guardião ou tutor, salvo mediante autorização judicial.

Durante a realização da visita é necessário utilizar máscara de proteção enquanto estiver nas dependências da unidade prisional, e todos os visitantes serão obrigatoriamente submetidos à aferição de temperatura e de sintomas gripais antes de adentrar o estabelecimento penal. Durante a visitação é proibido o consumo de alimentos.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais