34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Sem água, população ameaça queimar ônibus e fechar avenidas em Teresina

Sem água há seis dias, moradores da região da Socopo, Morros, Piçarreira e Morada do Sol, ameaçam radicalizar, caso o problema não seja resolvido ainda nesta quarta-feira, (23), queimando ônibus e interditando ruas e avenidas. “Se não resolver, queimando ônibus e interditando as ruas daqui, vamos fechar a Frei Serafim nos horários de pico”, grita J. H. C., líder estudantil da Socopo.

A situação de falta de água na região se agrava a cada dia. Há alguns meses faltava dia sim e dia não, mas agora há seis dias que não chega uma gota do liquido nas torneiras.

Até mesmo quem mora a dois quarteirões da Estação de Tratamento de Água, da zona leste, precisamente na Avenida Presidente Kennedy, está há quase uma semana sem saber o que é água em casa, como é o caso do professor Francisco de Assis Barreto. Ele já tem decorado todos os números de telefones da Agespisa.

O superintendente metropolitano da Agespisa, Orlando Aires, reconheceu, na manhã desta quarta-feira (23), a gravidade do problema. Explicou para a reportagem do Portal AZ que o problema ocorre devido a região ser alta e que a água chega, aos reservatórios, em quantidade insuficiente para atender a demanda. “Mas estamos fazendo manobras para tentar amenizar a situação”.

Repórter do Portal AZ: “E que manobra é essa?”

Orlando Aires: “É tirar água de onde não está faltando, de onde tem mais um pouco, e desviar para as áreas que estão sem o líquido”

Repórter: “E isso não cria outro problema, faltando água, por exemplo, onde ainda não falta”

Orlando: “De fato, cria. Mas fazemos isso a noite. Quando as pessoas, geralmente, estão dormindo e nem percebem”.

O problema de falta de água não atinge apenas a zona leste de Teresina, nem tão somente as partes mais altas da cidade. A Agespisa não investe há 8 anos no sistema de abastecimento. A população cresce a cada dia e as novas ligações acabam tirando liquido da rede já existente.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais