24.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Sem coronavírus, cidade do Piauí decreta lockdown para conter doença

O prefeito de Riacho Frio, Adalberto Gerardo Rocha Mascarenhas (Progressistas) confirmou nesta quarta-feira (20) ao blog das Cidades que prorrogou por mais cinco dias o lockdown (bloqueio total) das atividades no município. É uma medida para conter o avanço do novo coronavírus. O município não tem casos de covid-19, mas a prefeitura teme colapso na saúde, devido o município depender de vagas de UTIs do hospital de Floriano, que fica a 600 km de distância.

Riacho Frio (a 865 km de Teresina) é a única cidade do Piauí com lockdown. A população enfrentou oito dias de bloqueio total e agora mais cinco. A cidade tem uma das maiores adesões ao isolamento social com índices acima de 70%.

O prefeito garantiu que funcionam apenas farmácias, supermercados e só entram no município os veículos de serviços de saúde e empresas fornecedoras de alimentos.

A cidade, que tem cerca de cinco mil habitantes, depende dos serviços de Corrente, que fica a 59 km de Riacho Frio. O prefeito alega que é uma prevenção, temendo a falta de estrutura hospitalar da  região.

“Corrente já tem um foco e está na fase crescente, e isso nos preocupa muito por que nós dependemos muito de Corrente. A única alternativa que estamos apostando é no isolamento social porque não tem vacina”, afirmou o prefeito, que é presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul.

De acordo com o prefeito, é obrigatório o uso de máscaras e a população só está saindo quando houver necessidade.

“A cidade está em lockdown, não está entrando e nem saindo veículos e todos os moradores só estão saindo em extrema necessidade. Distribuímos mais de duas mil máscaras para a população. O município está fazendo barreiras sanitárias e só estamos autorizando a entrada de serviços essenciais. Teve um ônibus de Brasília que barramos e teve que voltar”, disse o prefeito.

Riacho Frio faz divisa com os municípios piauienses de  Corrente (16 casos confirmados de Covid-19), Curimatá (dois casos confirmados) Parnaguá e Gilbués, (sem casos diagnosticados até o momento).

Ontem, o município realizou teste para a covid-19 em profissionais de saúde e deu negativo, segundo o prefeito.

Fonte: João Bandeira e Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais