19.1 C
Piauí
4 de agosto de 2020
Cidades em Foco
Educação Floresta do Piauí Geral

Semana Pedagógica é realizada em Floresta do Piauí

Com o tema “Um novo tempo e um novo olhar para os diferentes modos de aprender e de ensinar”, a Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Prefeitura realizou no período de 03 a 05 a Semana Pedagógica edição 2020.1 no município de Floresta do Piauí. O evento envolveu todos os funcionários que compõem a equipe profissional da educação municipal, que participaram de momentos de reflexão com o coaching Dr. Thiago Carvalho.

Uma experiência que marca novos tempos na educação de Floresta do Piauí. Algo inovador e pouco visto ainda em outros municípios, com o tema: LIBERTE-SE. A secretária de educação, Albertina Araujo Santana, ressaltou que o momento teve como objetivo promover autoconhecimento, ressignificação e gestão da emoção. Segundo ela, “Pessoas livres libertam pessoas, pessoas livres produzem mais, pessoas livres são mais felizes. Disse ainda que Como diz Rubens Alves: “ Há escolas que são gaiolas e há escolas que são Asas. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôos. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.” “Queremos construir ,escolas asas, em Floresta do Piauí, e na certeza de que só pessoas livres serão capazes de libertar pessoas então proporcionamos esse momento de reflexão orientado pelo Coaching, excelentíssimo profissional Dr Thiago Carvalho, que foi extraordinário para todos nós que fazemos a educação de Floresta do Piauí. Nós profissionais precisamos nos permitir a ser livres para que possamos libertar nossos estudantes para que eles possam se sentir encorajados para voar e essa capacidade está no controle das nossas emoções que não são poucas no dia a dia da nossa vida seja na vida pessoal, familiar, seja na vida profissional. Uma reflexão mediada por um profissional contribui de forma muito significativa para cada um de nós, individualmente,  coletivamente e levando para a o profissional, sem dúvida obteremos maior produtividade.” Disse a secretária, Albertina. 

O momento foi oportuno para a participação das autoridades municipais e parceiros da educação no qual se fez presente o prefeito Amilton Rodrigues, o presidente da câmara, Inácio Araujo; vereador Francisco Sobrinho, vereadora Rosalina, Vereador, Domingos Manoel de Lima e outras autoridades representantes da saúde, assistência social, meio ambiente e agricultura.

Neste evento realizou-se homenagem ao aluno, Miguel de Morais Sousa, do 7º ano da U. E.  Professor Antonio José da Silva que receberá Menção honrosa ao sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática 2019. Elevamos nossa homenagem também ao professor de matemática da turma, Mateus Anísio, representando aos demais professores.

Segundo a secretária,  a Educação Municipal passa por marco que tem como desafio a efetivação da Educação Integral na implementação do currículo e reconstrução do Projeto Pedagógico das escolas à luz da BNCC. Esse marco está sendo alvo das formações continuadas que vem sendo realizada em todas as escolas da rede.

A secretaria de educação de Floresta do Piauí estreou em 2020 a logomarca da educação municipal da gestão atual que traz como lema os três “Es” fundamentais em uma administração: “Eficácia, Eficiência e Efetividade no trabalho em equipe”

Menciona a secretária que devido ao pouco número de alunos da rede municipal de ensino e grande número de funcionários efetivo, encara-se uma dificuldade financeira. O recurso disponibilizado para a educação de Floresta do Piauí não é suficiente para atender a necessidade no que se refere aos recursos que necessitamos para o apoio pedagógico e para manutenção. “O prefeito Municipal vem se esforçando e na medida do Possível nos dando as condições mínimas necessárias para que possamos desenvolver nosso trabalho na educação.

“ Mediante a realidade financeira da educação municipal necessita-se desses três “Es” pois com uma equipe eficiente não deixamos a peteca cair, fazemos mais com menos, se utilizando do que temos da melhor maneira possível em busca de bons resultados. Mesmo com pouco, efetivamente realizamos nosso trabalho com eficácia fazendo com que as coisas certas aconteçam na educação municipal de forma a garantir os direitos dos nossos estudantes.” Por isso, essa frase caracteriza a educação de Floresta do Piauí. Concluiu a secretária, Albertina Araujo.

Em entrevista ao Prefeito Amilton Rodrigues ele lamentou a carência dos recursos destinados para a educação municipal, uma vez que estes são de acordo com o número de alunos e como mostra o censo 2019, o município tinha 443 alunos apenas. “Não vem sendo fácil porque considero a educação um setor importantíssimo o qual eu preciso dar as condições necessárias de funcionamento mesmo que com a contra partida da Prefeitura pois e educação municipal não tem condição de se manter nem mesmo nas condições mínimas. Más estamos sempre procurando apoiar esta secretaria atendendo às solicitações para que o trabalho seja efetivado com sucesso. Mesmo diante das dificuldades, pagamos nossos funcionários em dia, e valorizamos os professores com o piso e mais um adicional pela carreira que não é muito mais é o que podemos na medida do possível. Sei que a classe merece muito mais, eu queria poder pagar mais, mas na administração pública nem sempre querer é poder. Porem sou muito grato à equipe que faz a educação de Floresta do Piauí porque mesmo não tendo as condições merecida vem desenvolvendo um trabalho eficientes”, disse o prefeito.

O prefeito informou ao Cidades em Foco que este ano irá melhorar a estrutura física das escolas municipais com uma reforma básica nas U. E. Dirceu Mendes Arcoverde, na Sede do Município e Antonio Severo na localidade Olho D’água e uma reforma geral na U. E. Professor Antonio José da Silva na Sede do município. Segundo ele está lutando pela construção de uma Creche e de uma escola as quais está aguardando empenho de recursos por parte do governo federal.

 

             

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais