32.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralMunicípiosPatos do Piauí

Semar discute criação da Comissão Gestora da Barragem Poço de Marruás de Patos do Piauí

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), realiza na sexta-feira (16), às 8h, a terceira reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí, no auditório da Câmara Municipal de Simplício Mendes. O encontro tem por objetivo discutir sobre a criação da Comissão Gestora da Barragem Poço de Marruás.

“Identificamos a necessidade de se criar uma comissão de barragem para tratar sobre as questões referentes a Poço de Marruás, barragem localizada na cidade de Patos do Piauí, que atende a municípios da região semiárida do nosso Estado. Essa comissão terá por objetivo descentralizar a gestão dos recursos hídricos, democratizar as decisões e o acesso à água da barragem e minimizar os conflitos existentes quanto ao seu uso”, afirma o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho.

A Barragem Poço de Marruá está localizada na Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí, que abrange municípios do semiárido, entre eles, Patos do Piauí, Simplício Mendes, Picos, Oeiras, São João do Piauí, Amarante e outras 90 cidades.

Inaugurada em junho de 2010, a Barragem Poço de Marruá barra os rios Marçal e dos Porcos e garante a perenização do rio Itaim, que diariamente recebe 5 metros cúbicos de água liberados de seu reservatório. Tem capacidade para acumular 293,4 milhões de metros cúbicos de água e ao perenizar o rio Itaim, permite a irrigação de cinco mil hectares.

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais