25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Senadores do PI falam de previsão de votos e expectativa do impeachment

Os senadores do Piauí cumpriram uma intensa agenda de reuniões na véspera da votação da admissibilidade do impeachment. A sessão especial está marcada para começar às 9h desta quarta-feira (10). A previsão é que apenas Regina Sousa vote pela permanência da presidente Dilma Rousseff (PT) no cargo.

O senado Elmano Férrer só deve mesmo manifestar sua posição em plenário, mas acredita que prevalecerá a consciência de cada parlamentar. Para ele, que é do PTB, o Senado é uma casa de equilíbrio. “O Senado Federal é uma Casa do equilíbrio e da moderação, composta por homens e mulheres da larga experiência. Dessa forma, acredito que será um momento em que os parlamentares votarão com tranquilidade, de acordo com suas consciências”.

Já a senadora Regina Sousa está consciente da dificuldade de barrar o processo e diz que acompanha  tudo com tranquilidade. Inscrita pra falar durante a sessão de votação, ela disse que vai sustentar a tese do golpe. “Já passei por tudo aqui, vou passar por mais essa. Mas estamos com tranquilidade. Eu sustento a mesma tese que é um golpe este impeachment. A argumentação jurídica é frágil demais. Está calcada em setores da mídia, judiciário, empresários”, disse ao Cidadeverde.com.

Já sabendo que perderá nesta quarta-feira, o PT trabalha para conseguir 27 votos na votação final do processo, o que representa um terço dos votos. Essa quantidade de votos livraria a presidente. No julgamento do mérito do impeachment são necessários dois terços e não maioria simples.

“Ainda vamos brigar. Estamos argumentado com alguns senadores que ainda se mostram em dúvida. Vamos trabalhar durante o período posterior a admissibilidade”, disse Regina.

Voto declarado pelo afastamento, Ciro Nogueira já admitiu que pode ajudar o Piauí em um possível governo Michel Temer. Seu partido deve indicar alguns cargos e Ciro servir de elo entre o governo Wellington Dias e o peemedebista. Para o presidente nacional do PP, serão 57 votos a favor do impeachment da presidente.

A votação nesta quarta-feira está prevista para ter uma pausa ao meio-dia com retomada às 13h e uma nova paralisação às 18h, retornando às 19h para concluir os debates e começar a votação, que será aberta e deverá ser realizada por meio do painel eletrônico do plenário.

Hérlon Moraes / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais