25.7 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralMunicípiosPiauí

SERRA FM: Rádio comunitária se destaca no sertão piauiense com trabalho voluntário

A rádio Serra FM é uma rádio comunitária e está localizada na Avenida Professor Vicente Gualberto Ribeiro, na cidade de São Francisco de Assis do Piauí, há 449 km da capital Teresina. Um lugar pacato, de pessoas simples e de um pôr do sol deslumbrante. Sua população é de aproximadamente 6 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010.

Foi fundada em abril de 1999 através da ideia do Professor Manoel Agostinho Silva Neto, onde elaborou todo o projeto e, juntamente com o Prefeito da cidade, Sr. Lourival Durval de Alencar, buscaram a idealização desse projeto. Fundaram a associação de rádio comunitária do município de São Francisco de Assis, criaram o CNPJ e fizeram toda documentação. Manoel também foi o primeiro a apresentar um programa na emissora, e fala da luta para conseguir fundar a rádio. “Enviamos a documentação para o congresso Nacional, pois precisava da aprovação e fomos à luta durante vários anos, até conseguir”, disse.

20160711_205126
Professor Manoel Agostinho Silva Neto

Lourival abraçou a ideia e percebeu a necessidade que tivesse um meio de comunicação na cidade, dessa forma tornaria mais fácil a comunicabilidade com aquelas pessoas que moravam na zona rural. A partir disso ele buscou meios para criação e patrocinou todos os aparelhos necessários para o funcionamento da mesma. Na oportunidade, Lourival fala das dificuldades. “Mesmo sendo uma cidade com dois anos de emancipação política, eu pensei que pudesse ser muito difícil ter a oportunidade de conseguir”, afirmou.

No ano de 2005 iniciaram o processo de regularização da rádio. Pois era obrigatório essa legalização para continuar funcionando e claro, ter mais credibilidade. A partir disso, deram entrada no Ministério das Comunicações em Teresina. Foi um processo longo e complicado, pois era necessário muitos documentos e até mesmo a localização geográfica. E somente em 2007 foi concluída essa etapa.

No início a rádio funcionava em um prédio que tinha sido doado pelo gestor da época, Lourival Alencar. Em 2006 mudaram-se para o novo prédio. Prédio esse que foi construído com a ajuda da sociedade, onde muitos se empenharam desde ajuda com dinheiro, mão de obra e com os materiais necessários para a realização desse objetivo.

Screenshot_2016-07-11-21-43-37-1
Lourival Alencar

A rádio Serra foi uma das primeiras rádios do sertão do Piauí a transmitir via web. Através dessa inovação foi possível uma aproximação de muitos que moram em outras cidades e até mesmo em outros estados, para com seus familiares que residem naquele município.

Em 2015 o diretor Severino Carvalho foi condenado por uma ação penal pela Anatel, devido ao uso de um aparelho – Link – que transmitia missas. O aparelho foi encontrado em uma de suas fiscalizações de rotina da Anatel, em 2007. Naquela época não era permitido o uso desse aparelho. O diretor recorreu e espera o resultado confiante. “Eu estou muito tranquilo que vamos ganhar a questão e não ter que me tornar um réu por conta dessa ação”, relatou.

IMG-20160711-WA0165-1
diretor Severino Carvalho

O trabalho realizado na rádio Serra é totalmente voluntário por todos que fazem aquela emissora. Devido ser uma rádio comunitária, não tem recursos para que possa pagar aqueles que prestam serviços. Mas os mesmos dizem estar satisfeitos com o trabalho que realizam e com o reconhecimento da população.

20160711_134336
Ana Gisleide de Oliveira, 30 anos,

Ana Gisleide de Oliveira, 30 anos, trabalha há nove anos. Atualmente é apresentadora do programa Conexão Musical, no horário de 13h às 15h. Ela fala sobre o trabalho voluntário que é prestado na rádio Serra. “É gostar, é amar, e não pretendo abandonar “, explicou.

Maria Aparecida Alencar de Oliveira, 36 anos, apresentadora do programa Tarde de Sucesso de 15h às 17h e está desde a fundação da rádio, no ano de 1999. A apresentadora aborda a experiência adquirida ao longo desses anos. “A minha experiência cada dia que passa só aumenta, pois, estando lá só temos o que aprender”, expressou

IMG-20160714-WA0058-1
Maria Aparecida Alencar de Oliveira, 36 anos, apresentadora do programa Tarde de Sucesso

O clube do ouvinte existe desde 2009 e, é uma forma de gerar receita para ajudar nas despesas da rádio, como: telefone, água, energia, entre outros. No início muitos contribuíam, mas hoje, apenas cerca de 25 pessoas continuam sócios do clube. A contribuição é de apenas R$ 10, onde se tem inúmeros benefícios, e caso precisem de algum serviço eles não pagam por isso, a não ser a ajuda mensal.

Por Jornalista Andreia Monteiro / Portal Cidades em Foco

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais