34 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

Servidores da UFPI fazem greve e mantém 30% dos serviços

A greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Piauí (Ufpi) atingirá alguns serviços em Teresina e demais campi no interior do Estado. André Gonçalves, representante da categoria, explica que alguns serviços funcionarão com apenas 30% do efetivo; outros não funcionarão.

“O efetivo será reduzido naqueles serviços que não lidam diretamente, nem com o patrimônio da universidade. Hoje, os laboratórios de pesquisa, hospitais universitário e veterinário, a segurança trabalharão com apenas 30%.Os demais serviço como bibliotecas, a parte administrativa e o ensino em si não são considerados essenciais, então não funcionam”, disse André Gonçalves.

O movimento atinge os campi de Teresina, Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano, bem como nos colégios agrícolas. O Instituto Federal do Piauí (Ifpi) apesar de ser uma instituição federal de ensino superior tem um sindicato à parte e não participa da mobilização.

O movimento é um protesto contra o aumento de servidores terceirizados. André ressalta que a segunda etapa de aplicação de provas do Enem não deve ser afetada.

“Localmente, decidimos não intervir no Enem. Mas, caso haja uma orientação nacional, vamos reavaliar o movimento”, frisa André Gonçalves.

Em Teresina, os manifestantes realizarão um grande ato na Praça Rio Branco, a partir das 9h.

 

Fonte: Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais