26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Sesapi orienta que gestantes recebam AstraZeneca apenas com liberação médica no Piauí

Sesapi orienta que as gestantes procurem seus médicos para que façam avaliação sobre o uso ou não do imunizante. — Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) orientou aos municípios piauienses, que as gestantes procurem seus médicos para que façam avaliação sobre o uso ou não da vacina Oxford/AstraZeneca. A decisão se deu após Nota Técnica emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre a necessidade de suspender imediatamente a vacinação de gestantes com o imunizante.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, a secretaria aguarda um documento oficial do Ministério da Saúde, sobre os procedimentos a serem adotados em relação à vacinação das gestantes.

“Neste caso é bastante preventivo que as gestantes possam definir com o seu médico a melhor maneira na condução desta vacinação”, disse o superintendente.

De acordo com a Sesapi, a Coordenação Geral do Plano Nacional de Imunização também vai emitir, ainda nesta terça-feira, um comunicado com mais detalhes sobre as orientações a seguir, pelos municípios.

A Sesapi não informou ainda quantas gestantes receberam o imunizante no estado. O G1 também procurou a Fundação Municipal de Saúde de Teresina sobre a situação na capital, que informou que ainda faz levantamento sobre o total de grávidas vacinadas com a vacina da AstraZeneca.

Anvisa

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a Covid-19 em uso no país.

A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil. A vacina vinha sendo usada, em alguns estados, em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

Segundo a Nota Técnica da Anvisa, o uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais