33.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Sesapi prevê colapso em maio e estima que Piauí tem 3.783 infectados

Levantamento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estima que o Piauí poderá chegar ao colapso entre os dias 27 de maio a 03 de junho, se o isolamento social não funcionar ou se as ações do governo emperrarem com a burocracia.

Hoje, o governador Wellington Dias (PT) recebeu a pesquisa amostragem sobre a situação da covid-19 no Piauí. O portal Cidadeverde.com participou da apresentação.

O Instituto Amostragem estima que o Piauí tem 3.783 infectados pelo novo coronavírus. A pesquisa foi realizada em 4.325 pessoas em 14 municípios entre os dias 24 e 28 de abril. A margem de erro é de 2%.

De acordo com a pesquisa, 59% das pessoas testadas tinham um tipo de comorbidade e 56% apresentavam alguns sintomas da doença.

Pelo levantamento, 68,42% das pessoas estão respeitando o isolamento social e saindo somente quando for necessário, 27% disseram que não saem de casa de forma nenhuma e 4% saem qualquer hora.

Colapso

Durante a vídeoconferência, a Sesapi apresentou com dados do  CIEVS com projeções de casos, que assemelha ao número do Instituto de Amostragem.

Segundo equipe, em uma semana tem dobrado os números de casos. A taxa de reprodução é 2.1 (cada um infectado,  contamina duas pessoas).

Seguem as estimativas:

Dia 6 de maio Piauí terá 8.323 infectados e 250 pessoas precisando de leitos
Dia 13 – 18 mil infectados e 549 precisando de internação
Dia 20 – 40 mil infectados e 1.208 precisando de leitos
Dia 27 – 89 mil infectados e 2.659 hospitalizados
Junho – 200 mil infectados e 6 mil precisando de leitos

Colapso no Piauí seria entre os dia 27 de maio a 03 de junho.

O governador Wellington Dias (PT) reforçou o pedido de isolamento social e disse que todo esforço é para evitar o colapso.

“O Piauí está livre do colapso, não. Mas estamos entre os 10 estados que podem evitar o colapso”, disse o governador.

Fonte; CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais