34 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Sesapi projeta pico da covid-19 para 16 de maio e alerta sobre uso de máscaras

O pico da contaminação por coronavírus no Piauí deve acontecer entre os dias 16 e 18 de maio. A projeção foi feita por epidemiologistas e anunciada nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Saúde do Estado. Segundo o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, nos últimos dias o estado já vivencia um aumento de casos considerável.

“Nesse momento o estado do Piauí começa a entrar na projeção de maiores casos. Temos projeções feitas por equipes de epidemiologistas onde mostram que, por volta do dia 16, 17 e 18 de maio, a gente inicie o nosso pico”, disse em vídeo gravado pela Sesapi e divulgado à imprensa.

“Podemos observar que nas últimas semanas tivemos aumentos consideráveis. Muito é por conta da utilização dos testes rápidos. Nossos municípios já receberam estes testes e estão testando principalmente o público alvo, que são profissionais de saúde, segurança e os contactantes desses profissionais”, acrescentou.

O superintendente chamou atenção para a necessidade de reforçar as medidas de prevenção. Na semana passada, o governador Wellington Dias baixou decreto obrigando o uso de máscaras pela população quando estiver na rua.

“É extremamente importante que cada vez mais tenhamos medidas de prevenção. Fora a questão da limpeza das mãos, também temos o uso da máscara que é muito importante para evitar a contaminação em massa da população”, alerta o superintendente.

Retorno das atividades

O governo está elaborando critérios para incluir no plano de retomada das atividades, levando em consideração justamente o pico da doença no estado e a demanda de leitos. Segundo o Cidadeverde.com apurou, o governo está usando um cálculo matemático epidemiológico com base em dados da OMS e já adotado por outros países e estados, e que leva em conta também os casos confirmados, número de leitos e altas médicas.

Wellington Dias está conversando com setores empresariais, sindicalistas, equipe médica, Vigilância Sanitária e Segurança Pública. O governador aguarda ainda para quinta-feira, o resultado da pesquisa por amostragem com 5.000 pessoas que está sendo feita em 15 municípios. Os dados também serão levados em conta.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais