33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Sesapi promove capacitação de monitoramento de contato da Covid, Influenza e Dengue com gestores da saúde do Vale do Guaribas

A Secretaria de Saúde do Piauí, através da Coordenação Estadual de Epidemiologia, realizou, nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), uma capacitação para todos os secretários e coordenadores de saúde da região do Vale do Guaribas. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Piauí.

O encontro visa capacitar os gestores municipais e profissionais de saúde quanto ao monitoramento de contato da Covid-19, além de debater a situação da Influenza, Dengue e demais doenças vetoriais, tais como Zikavirus e Chikungunya, na região do Vale do Guaribas.

Este ano, na região, já foi registrado o primeiro óbito decorrente da dengue em um município da região.

Participam nesta quarta (19) os municípios de Acauã, Betânia, Caridade, Curral Novo, Jacobina, Patos, Paulistana, Queimada Nova, Alagoinha, Alegrete, Belém do Piauí, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Fronteiras, Marcolândia, Padre Marcos, Pio IX, São Julião, Simões e Vila Nova do Piauí.

Francisco de Assis Borges Morais é médico veterinário, trabalha na Coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi e é o técnico responsável pelas arboviroses no controle vetorial da dengue. Ele foi um dos palestrantes da capacitação e destacou a importância da atenção ao Aedes aegypti, mesmo com a Covid ocupando a preocupação dos gestores, pois as doenças vetoriais transmitidas pelo mosquito têm aumentado.

“Nesse momento em que se circula a Covid e a Influenza nosso papel é, também, chamar a atenção para a ocorrência de dengue, chikungunya e Zika. Percebemos, na avaliação do banco de dados de 2021, que houve um aumento de 63% no número de casos de dengue e de 34% em relação à chikungunya. Então precisamos chegar até os municípios para que eles tenham essa visão de que não é apenas a covid e gripe que estão ocorrendo, mas outras doenças vetoriais, e precisamos combatê-las”, disse ele.

O técnico declarou ainda que a melhor prevenção contra essas doenças está na mudança de atitude das pessoas. Ele frisou que o carro “fumacê” tem sua relevância, mas a porcentagem de combate ao mosquito é mínima, visto os empecilhos que aparecem.

“O carro “fumacê” só tem eficácia de 5%, pois há empecilhos como muros, acúmulo de lixo nos quintais das casas, onde a fumaça não chega, sem contar apartamentos que, de fato, não chega o veneno. Então, a melhor medida para o combate ao mosquito é a população, pois somos responsáveis pelo lixo fabricado em nossa casa. E o que se percebe nas visitas é que muito lixo é jogado no quintal, acumulado, sendo que ele pode ser jogado fora. A gente tem o mau hábito de acumular coisas que não servem e podem acumular água, gerando o mosquito, que só é morto se o veneno atinge completamente seu corpo”, explicou.

Francisco de Assis Borges alertou ainda que todo mosquito visto durante o dia se trata do Aedes aegypti e não da muriçoca, por isso é preciso atenção caso ocorra de alguém ver o inseto, vetor de muitas doenças que podem levar à morte, como um caso de dengue registrado nos últimos dias em um município da região.

O secretário municipal de Jacobina, Gilmar Carvalho, esteve na capacitação e frisou a importância de buscar conhecimentos que impulsionem o município na missão de combate e prevenção a essas doenças.

“Essas palestras que tivemos foram riquíssimas em conteúdo e é fato que levaremos algo novo. Claro que já sabemos que temos a necessidade de estarmos sempre nos capacitando, assim como a nossos profissionais de saúde em geral”, disse.

Secretário municipal de Jacobina, Gilmar Carvalho

Em Jacobina, a dengue tem estado controlada e há, até o boletim desta terça-feira, apenas três pessoas positivadas para a Covid. Contudo, os casos de gripe estão em alta, mas ele afirmou que a gestão tem mantido o controle.

“Lá em Curral Novo nós estamos sempre vigilantes quanto a essas doenças. Os casos de covid estiveram em alta, mas já estão diminuindo. Estamos com apenas 16 pessoas ativas. Para a dengue estamos atenciosos porque, mesmo com poucos casos, estamos em período chuvoso e isso pode aumentar o número. A gente sabe que, apesar da Covid estar em evidência, não podemos esquecer as outras situações, como dengue, zika, chikungunya. A gente tem que estar atento a tudo e ter os devidos cuidados”, pontuou Niedja Isabel Xavier, coordenadora de Atenção Básica e Imunização do município.

Niedja Isabel Xavier, coordenadora de Atenção Básica e Imunização de Curral Novo

A coordenadora de Atenção Básica de Simões, Emanuela Silva, viu na capacitação uma oportunidade a mais para a conquista de subsídios para o município.

“Estamos aqui nessa capacitação sobre monitoramento de contato de covid e também da influenza e dengue, que são três temas que estamos em situação de enfrentamento, vivendo com muita intensidade esses dias. Estamos na expectativa de, a partir daqui, conseguirmos subsídios para trabalharmos melhor em nossos municípios, a fim de ajudarmos a população a passar por esse momento sem tantos prejuízos”, ressaltou.

Emanuela Silva, coordenadora de Atenção Básica de Simões

O coordenador de epidemiologia de Betânia do Piauí, Francisco José de Carvalho, afirmou que tudo o que foi transmitido aos gestores será levado para aperfeiçoar o trabalho de combate à Covid e doenças vetoriais no município.

Coordenador de epidemiologia de Betânia do Piauí, Francisco José de Carvalho

“Nossa expectativa é que o município colha aqui informações úteis que serão aplicadas dentro dos municípios e de nossa realidade, para que possamos ter proveito e, assim, desenvolver um trabalho eficaz para o município e também para o estado”, falou.

Em Betânia do Piauí, enquanto os casos de dengue estão controlados, os de covid estão em alta desde a virada do ano. “Estamos trabalhando e fazendo o acompanhamento para que esse problema seja solucionado”, afirmou.

Outra gestora que esteve presente no evento foi Claudinéia Carvalho, de Caridade. Ela informou que o município tem se mostrado atento a todos os tipos de doenças que estão em evidência nos últimos tempos.

Claudinéia Carvalho, secretária de Saúde de Caridade

“Temos recebido informações de grande valia que nos ajudarão em nosso município, desenvolvendo as ações que necessitam ser executadas. Graças a Deus temos diminuído nos casos de Covid e não há casos de dengue, mas estamos vigilantes quanto à Influenza, pois há muitos casos. Sairemos daqui com muita bagagem para monitorarmos melhor esses casos e, assim, irmos solucionando os casos até que eles acabem”, destacou.

O evento, que encerrou às 17h00 desta quarta-feira, teve apoio da 9ª Gerência Regional de Saúde de Picos.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais