24.3 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Sessão da câmara: Historicamente prefeito GD comparece logo na primeira sessão. Leia mais!

A Câmara Municipal de Jacobina do Piauí, iniciou os trabalhos neste sábado (11), a ilustre casa de poder ficou lotada, pois um grande número de pessoas compareceram para acompanhar a primeira sessão do ano.
Imagem antes de iniciar os trabalhos, várias pessoas já estava no recinto.

A Vereadora Edilene Paula, apresentou o requerimento 001/2017, onde solicitou ao prefeito Gerdelânio Oliveira, o cumprimento do PL 001/2012, que trata do direito de insalubridade dos servidores da área da saúde. Apresentou ainda o requerimento 002/2017, que solicita ao prefeito, providências para resolver o problema de um poço artesiano na localidade feijão. Ainda apresentou um PL que trata da redução da carga horária em 50% para pessoas
que tenham filhos com algum tipo de deficiência que se enquadre no PL, mas infelizmente não foi votado devido o vereador Erivan ter pedido vista, causando um atraso em beneficiar essas pessoas, pois já estavam sendo lotadas.

Ao poucos, o número de pessoas só foi aumentando.

Em seguida foi apresentado o PL de resolução 001/2017 que estabeleceu o calendário das reuniões ordinárias do Poder Legislativo.

Dando continuidade aos trabalhos, foi apresentado o requerimento 001/2017 de autoria do Vereador Osvan Aquino, que solicitou a ampliação de dois cemitérios no município. Além disso, o vereador apresentou o requerimento 002/2017, que pede ao presidente da casa de poder legislativo e aos demais vereadores, além do prefeito, providências em cobrar a Eletrobrás – Distribuição Piauí, medidas para que o problema de falta de energia que tem
gerado um verdadeiro caos no município sejam resolvidos.

Presidente da Câmara, Jailson Rocha, conduzindo os trabalhos.

Todos os requerimentos e Projetos de Lei que foram apresentados, foram votados e aprovados por unanimidade, com exceção do PL que foi pedido vista.

Gerente da Agência do Banco do Brasil em Paulistana – PI.

O gerente da agência do Banco do Brasil, esteve presente na sessão à convite do prefeito Gerdelânio Oliveira, para esclarecer fatos e falácias acerca do pagamento dos servidores do município, que havia sido bloqueado ainda em 2016. O gerente foi enfático no seu discurso onde minunciosamente foi esclarecendo à todos desde o dia do bloqueio das contas da prefeitura até o presente momento. As explicações foram explícitas, isto é, de forma que qualquer pessoa, ainda que seja leiga, pudesse entender o que de fato ocorreu e o que está ocorrendo sobre o pagamento dos funcionários. Mediante comprovação documental, foi comprovado que infelizmente os órgãos envolvidos tem esperado a decisão do juiz competente para concluir o pagamento dos funcionários que não colocaram na justiça, haja vista que o valor necessário ainda se encontra bloqueado, além do mais o referido valor não seria suficiente, todavia o prefeito Gerdelânio Oliveira, o GD garantiu que, o que faltar irá complementar, pois o “tempo das pessoas viverem com a prefeitura na justiça, por conta de salários atrasados já não existe mais”.

Historicamente pela primeira vez um prefeito compareceu logo na primeira sessão, após à sua posse. O prefeito Gerdelânio Oliveira, a princípio disse que ficou feliz, por diante dos problemas e dificuldades às pessoas ter lhe procurado para tentar resolvê-los através do diálogo e garantiu está disponível para soluções antes que seja necessário procurar o poder judiciário.

Prefeito Gerdelânio Oliveira, o GD.

Acerca do pagamento dos funcionários, Gerdelânio Oliveira disse que não seria mais necessário explicações sobre os ocorridos, haja vista que o gerente esclareceu todos os fatos de forma clara e precisa.

“Desde o início em nenhum momento quis que os valores bloqueados retornassem às contas da prefeitura, que inclusive quem efetuou o pagamento foi o gerente do banco. Desde inicio estamos com o objetivo de resolver essa ação, tenho sempre ido ao banco tentando resolver, mas infelizmente a falta de juiz em Paulistana, acaba atrasando. Mas, estamos impetrando uma ação diretamente no TJ em Teresina para que o desbloqueio venha diretamente da 2ª instância, para que assim o gerente possa fazer o pagamento. O gestor estando à frente e a favor da ação torna-se mais fácil a solução. Jamais quero que esse dinheiro volte à prefeitura, pois o dinheiro é dos funcionários. Na ação não tinha 1/3 de férias, eu que pedir pra efetuar o pagamento. Quero resolver logo, pois não é bom para os funcionários, assim como não é bom para mim e muito menos para cidade, pois o dinheiro
não circula.”

Sobre o piso salarial do professores, o prefeito garantiu que irá implantar e que pagará as diferenças que houverem. Acerca dos vereadores disse que precisa dos mesmos, para que o município possa desenvolver melhor, através de ações de desenvolvimento e aprovações de projetos em prol do município.

Lembrou ao povo que não está fazendo uma gestão pensando na política, mas sim pensando na cidade, no bem comum de todos os munícipes. O Prefeito disse que nesse inicio de mandato já foi 11 vezes à capital em busca do melhor para Jacobina. Inclusive já foi à Eletrobrás exigir providencias, e já tem uma data marcada para que possa está com os dirigentes da empresa para cobrar mais providências para solução do caos da energia no município.

Sobre a cobrança do vereador Francivan, que o prefeito mandasse colocar a logo da prefeito nos veículos, o prefeito disse que por enquanto a maior preocupação é colocar os carros pra rodar. Mas, reconhece a necessidade da logo.

Garantiu que não vai ficar criticando gestões passadas, pois o que importa é da sua gestão em diante.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais